quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bolo de chocolate com cobertura de chocolate branco e confeitos

Estava com vontade de fazer um bolo de chocolate, tipo nega maluca, mas também queria muito testar uma receita que a minha irmã faz e que, segundo ela, é uma delícia. Aquele tipo de bolo que sempre dá certo. Então me deixei vencer pela curiosidade e fiz a receita da minha irmã e posso dizer que realmente é boa. A cobertura e a decoração ficaram por minha conta, pois queria há muito tempo fazer algo decorado com confeitos.
Fiquei muito satisfeita, principalmente porque a cobertura de chocolate branco enriqueceu e deu um tom de festa no bolo.
A ideia original era de um bolo simples com uma boa cobertura, mas como sobrou metade da cobertura pensei que seria ainda melhor se o bolo fosse recheado, então fiz isso em uma fatia como está na foto que inicia essa postagem. Coloquei um pouco da cobertura e também uma colherada da minha tão amada geleia de frutas vermelhas (que é um pouco ácida e quebra o doce da cobertura).
Quanto ao bolo posso dizer que é bem gostoso e aceita vários tipos de cobertura pois não é muito doce.
Agora que o bolo já terminou só me resta agradecer por mais essa receita: Obrigada Cris!


Apenas mais um comentário: Olhando para o bolo me lembrei daquelas antigas almofadas da vovó, bem coloridas!


Bolo de chocolate

Ingredientes:

Bolo:
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de chocolate em pó [coloquei uma de chocolate em pó e 1 de achocolatado]
1 colher (sopa) de fermento químico

Cobertura:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 barra de chocolate branco

Decoração:
200 gr de confeitos de chocolate


Preparo:

Bolo:
Bater no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha e o fermento. Peneirar a farinha em uma tigela e ir acrescentando o conteúdo do liquidificador e misturar. Adicionar o fermento e mexer novamente. Assar em temperatura de 180 ºC por 45 minutos ou até passar no teste do palito.

Cobertura:
Em uma panela, cozinhar o leite condensado até o ponto de brigadeiro mole. Sempre mexendo e em fogo médio ou baixo. Quando estiver no ponto desligar o fogo e acrescentar o chocolate branco em pedaços e misturar delicadamente até derreter por completo. Acrescentar o creme de leite e misturar. Deixe esfriar para cobrir o bolo.

15 comentários:

  1. Dani, parabéns pelo blog. As receitas e principalmente as fotos dão agua na boca hehehe. Gostei da receita em homenagem ao rafa hehe, assim que possível vou faze-la.
    Um beijo.
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  2. o bolo tem bom aspecto vou tentar fazer um para uma party

    ResponderExcluir
  3. Amiga, vc está de parabéns também descobri que amo fazer bolo, mas, não gosto muito de comer, não sei se da pra entender mas meu esposo aprova todos... bjs

    ResponderExcluir
  4. Daniele por gentileza,que tamanho fica esse bolo da para colocar recheio?

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse bolo fica grande. Dá para cortar e rechear sem problemas!!!
    Um beijo,
    Dani.

    ResponderExcluir
  6. Alguma coisa deve estar errada nesta receita. Fiz ela, exatamente do jeito que está aí e o bolo não deu certo. Ficou super mole, não assou e abaixou e solou tudo. Tem certeza de que é só 1 xicara de farinha?
    Não cheguei nem a fazer o recheio, pois ia fazer, mas vi que o bolo deu errado. Tive que jogar tudo fora. Usei copo medidor para medir as quantidades, para não ter erro, mas...
    O pior é que fiquei sem bolo no final de semana pois usei os ultimos ovos nesta receita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa tarde

      Talvez tenhas que o cozer no forno com uma folha de alumínio por cima. E é de lembrar que nenhum forno é igual e só o deves tirar quando vires que cozeu, mesmo que demore mais do que era esperado. Usa o truque do palito. Espeta um palito no bolo quando sair seco está cozido.

      Sofia

      Portugal

      Excluir
  7. Para quantas pessoas dará este bolo?

    Vou fazer anos e quero fazer este bolo para comemorar, mas tenho que saber para quantas pessoas dá para saber se tenho que fazer a mais.

    Sofia

    ResponderExcluir
  8. Este bolo parece bem delicioso, vou fazer um para ver a quantidade que da cada receita , assim nos momentos de festas e visitas estarei preparada!!!! desde já agradeço pela receita que nos disponibilizou! beijus...

    ResponderExcluir
  9. Vou tentar... adorei a receita!!! 😘

    ResponderExcluir