quinta-feira, 31 de março de 2011

Sopa de carne e legumes



Existem comidas que despertam em nós uma sensação maravilhosa de aconchego. Isso é muito pessoal e cada um tem a sua seleção de comidas reconfortantes. No topo da minha lista estão o risoto à piemontese , o creme de batatas , a massa à carbonara e essa sopa de carne e legumes que apresento hoje. É uma uma sopa simples mas muito saborosa, ideal para os dias de frio e chuva. O inverno ainda não chegou, mal começamos o outono... mas eu já estava com saudades de um pouco de frio e essa semana ele começou a aparecer. Não perdi a oportunidade e fiz essa sopa comemorando o início dessa estação tão gostosa. Muitos podem pensar que é uma receita muito simples, nem precisava estar aqui no blog, mas acho que o que é bom deve ser compartilhado, independentemente da complexidade. Particularmente acho que as coisas simples são as que mais enriquecem a nossa vida. Falo isso pois tenho uma amiga, de quem gosto muito, que não sabia fazer sopa, ela só comia aquelas sopas de pacote. Quando ela me contou  fiquei um pouco surpresa, pois fazer uma sopa não é uma coisa muito complicada... Acredito que assim como ela existem muitas pessoa que só comem dessas sopas de pacote porque não sabem como fazer uma sopa saborosa e se rendem aos pacotes. Fiquei feliz por compartilhar algo simples, mas que fez diferença na vida dela.



Sopa de carne e legumes
(Serve generosamente 4 pessoas)

Ingredientes:
1 cebola média picada
150 g de carne de gado em cubos
2 batatas
1 cenoura
1 batata doce pequena (veja as variações para esse ingrediente)
1/2 xícara (chá) de arroz
1 xícara (chá) de ervilha congelada
1 xícara (chá) de milho congelado
Salsinha (bem picada)
1 colher (sopa) de óleo
Sal

Preparo:
Coloque 2 litros de água para ferver. Pique em cubos pequenos a batata, a cenoura e a batata doce. Reserve.  Leve a panela em que será feita a sopa ao fogo, adicione o óleo e refogue a carne e a cebola. Acrescente os legumes picados e o arroz, tempere com um pouco de sal e refogue mais um pouco para que liberem sabor. Coloque a água quente, o quanto baste. Deixe cozinhar por algum tempo (10 min. aprox.). Experimente o sal, se for necessário acrescente mais um pouco. Quando o arroz começar a ficar macio, acrescente o milho e a ervilha. Deixe cozinhar até que todos os ingredientes estejam macios. Um pouco antes de desligar o fogo adicione a salsa picada. Sirva a sopa em seguida, polvilhada com queijo parmesão e acompanhada de torradas com requeijão.    

Observação:
  • É importante que os legumes estejam picados em cubos pequenos, um pouco maiores que o tamanho da ervilha. Isso fará com que os legumes e o arroz levem o mesmo tempo para cozinhar.
  • A batata doce pode ser substituída por chuchu, batata salsa (mandioquinha), mandioca (aipim), brócolis, vagem... Cada substituição resultará em uma sopa diferente.
  • Deixe a mão um pouco mais de água quente, pois dependendo dos ingredientes utilizados será necessário acrescentar mais ou menos água.
  • Não costumo colocar caldo de carne ou de legumes, pois a etapa de refogar os ingredientes antes de colocar a água dá bastante sabor à sopa, mas se achar necessário pode ser acrescentado um cubo de caldo de carne ou legumes. 

5 comentários:

  1. Oi, Dani
    Nao sei como cheguei ao seu blog, pois meu universo eh o artesanato, mas lendo seu perfil resolvi te add, talvez porque estou mudando de profissao tambem. Mas vejo que valeu a pena. Apesar de nao cozinhar muito bem adoro e sei fazer sopas. Participei de um concurso de prendas onde fiz um caldeirao de 20 litros de caldo lourenciano. Uma delicia. Vale a pena num dia frio, aquece ate a alma
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Daniele, adoro sopa, e quando abrir o seu blog e vi sopa, pensei tô na minha praia, vou fazer essa, já copiei, desse jeito só te seguindo.
    Bjs cristalinos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom receber comentários assim! Vejo que não sou só eu que gosto de sopas! Mas também, tem coisa mais gostosa que chegar em casa num dia de frio e encontrar uma sopinha quente e saborosa???... É realmente muito acolhedor!!!!
    Ana, fiquei curiosa sobre o caldo lourenciano, se puderes mande para mim a receita, gostaria de experimentar!!!
    Beijos para as três!!!

    ResponderExcluir
  4. Danielle
    Sopinhas são sempre muito bem vindas e esta ficou com um óptimo aspecto. Bem saborosa e saudável! Beijinhos

    ResponderExcluir