quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pão de mel em tiras


O dia das crianças já passou e com ele a semana está chegando ao fim... o tempo passou muito rápido! Mas foi um tempo muito gostoso. Ontem foi o primeiro dia das crianças que fizemos para a minha filha. Presentes, trilha de doces da cama até os presentes. Foi muito gostoso ver a alegria dela com as surpresas... Depois ainda tivemos a companhia de amigos muito queridos ao longo de todo dia. Foi um dia muito especial, daqueles que nos renovam!
Para dar um toque especial ao dia das crianças resolvi fazer esses biscottis de pão de mel. Na verdade, foi para as crianças grandes que os fiz. Afinal, nós também merecemos alguns mimos as vezes. Já havia feito biscottis em outra oportunidade e gostei muito (veja aqui). São perfeitos para encerrar uma refeição acompanhados de um café ou um chá. Mas não ficam restritos a esse fim, vão bem (e muito bem) a qualquer momento, ao menos para mim.
A receita eu peguei de um encarte de natal dos chocolates Garoto. Recomendo que façam essa receita, vale a pena, principalmente para quem gosta de pão de mel. Na minha opinião o chocolate dá um toque especial ao produto final, mas se não for utilizado os biscottis são bons o bastante sem o chocolate... recém saídos do forno então... faltam palavras!


Na pressa de terminar os biscottis a tempo de compartilhar com os amigos acabei por errar na temperagem do chocolate. As fotos mostram bem...hehe! Mas mesmo assim ficaram deliciosos. Em breve os farei novamente, mas dessa vez sem erros... espero...
Bom, vou ficando por aqui, com o coração leve e satisfeito. Um beijo a todos e um ótimo fim de semana!!!  


Pão de mel em tiras

Ingredientes:
1 ovo
2 gemas
1/4 de xícara (chá) de mel - 72 g
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo - 300g
1 xícara (chá) de açúcar -160 g
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (café) de gengibre em pó
1 colher (café) de cravo em pó

1 colher (café) de noz moscada ralada
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de castanhas do pará e amêndoas picadas
200 g de chocolate meio amargo picado

Preparo:
Bata o ovo com as gemas até ficar cremoso. Adicione o mel aos poucos junto com a manteiga, mexendo bem.
À parte, peneire os secos dentro de uma tigela (farinha, açúcar, canela, gengibre, cravo, noz moscada e o fermento). Adicione essa mistura, aos poucos, com os ovos batidos e misture até formar uma massa uniforme. Por fim adicione as castanhas e amêndoas picadas.
Pré-aqueça o forno à 180 ºC, unte e enfarinhe uma assadeira grande. Com a ajuda de um rolo, abra a massa entre dois sacos plásticos até ficar com a espessura de 1 cm. Retire o plástico de cima e vire a massa sobre a assadeira. Retire o segundo plástico e leve assar por aproximadamente 20 minutos ou até dourar levemente.
Desenforme a massa sobre uma tábua e corte-a, ainda morna, corte em tiras. Leve as tiras novamente ao forno para endurecerem por aproximadamente 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Enquanto isso, derreta e tempere (choque térmico) o chocolate. Banhe os pães de mel, já frios, mergulhando-os parcialmente no chocolate. Coloque-os em uma forma forrada com papel manteiga e leve à geladeira por 10 minutos para endurecer o chocolate. Retire da geladeira e deixe descançar um pouco até retomar a temperatura ambiente. Delicie-se!!!

Observação:
  • Para fazer a temperagem do chocolate utilizo a seguinte regra: Quando vou utilizar 200 gr de chocolate, pico tudo e levo ao microondas apenas 150 gr de chocolate em potência 5 por 1 minuto. Retiro e mexo bem. Volto ao microondas, potência 5, por mais 30 segundos. Retiro e mexo bem. Caso ainda não esteja bem derretido volto ao microondas por mais 30 segundos, retiro e mexo bem. Adiciono o chocolate restante (50 g) bem picadinho ao chocolate derretido e vou misturando para resfriar o chocolate e chegar a temperatura ideal de trabalho. Enfim, a regra é utilizar 30% do peso de chocolate derretido em chocolate bem picado para ser adicionado na hora da temperagem. Fazendo com calma e cuidado dá bem certo!!!!
  • Rende em torno de 50 unidades
  • Bem guardados duram até  15-20 dias.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pannacotta de Leitelho


 Essa última semana foi um desastre quanto ao resultado das receitas. Sabe aqueles dias em que nada dá certo?! Você faz tudo direitinho (ao menos acha que está fazendo tudo direitinho) e no final o resultado não é o esperado. Essa é a terceira tentativa de receita que fiz para o blog. Finalmente uma que agradou!!!!
As outras duas receitas (torta de limão perfeita e roulade de frango) ficam para uma outra oportunidade. Depois de alguns ajustes, é claro! Fazer o quê?!!!
Mas voltando à pannacotta. Essa é a primeira vez que faço pannacotta e caí de amores. Não havia ainda feito esse tipo de sobremesa pois ela não me chamava a atenção, parecia muito sem graça. Mas ainda bem que me rendi e experimentei!!! O sabor é diferenciado devido ao creme de leite e combinou muito bem com a calda. Por fim, posso dizer que essa é a primeira de muitas outras pannacottas deliciosas que farei!!!
Uma doce semana a todos!!!


Pannacotta de Leitelho

Ingredientes:
1 envelope de gelatina sem sabor (12 g)
200 ml de creme de leite fresco (utilizei 150 ml de nata + 50 ml de leite )
85 g de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
500 ml de leitelho

Calda
225 g de morangos cortados ao meio
3 colheres (sopa) de suco de laranja
3 colheres (sopa) de mel

Preparo:
Leve para ferver o creme de leite e o açúcar,  mexendo sempre até dissolver o açúcar. Retire do fogo e acrescente a baunilha.
Coloque a gelatina em uma tigelinha e acrescente cinco colheres (sopa) de água e leve ao microondas por 15 segundos (ou siga as instruções do fabricante).
Quando creme de leite estiver morno acrescente a gelatina dissolvida  mexendo bem até que esteja bem misturada. Deixe esfriar e acrescente o leitelho. Misture e coloque nas forminhas. Leve à geladeira até ficar firme.

Prepare a calda:
Em uma panela coloque todos o ingredientes e ferva por cinco minutos. Retire do fogo e bata no liquidificador até ficar liso. Leve à geladeira.

Para servir, desprenda as beiradas das pannacottas e vire-as em pratos de servir. Distribua a calda sobre elas e decore com morangos inteiros ou pistache picado. 

Observação:
  • Para fazer o leitelho é só acrescentas duas colheres de sopa de suco de limão ou vinagre a 500 ml de leite. Deixar descansar por 5 minutos. Está pronto para ser utilizado!