sexta-feira, 27 de março de 2015

Biscoito ninho de páscoa


Olá amigos! 
A páscoa já está chegando e eu não resisti quando vi essa ideia de biscoitos no blog Kanela y Limón. Achei esses biscoitos tão criativos que não aguentei até que os fiz. Amo ideias criativas, principalmente quando aguçam a curiosidade das crianças! 
Para todos aqueles que querem trazer algo novo e surpreendente para suas crianças nessa páscoa deixo essa dica! 


Os meus biscoitos foram feitos com cacau em pó e o recheio com chocolate meio amargo, por isso não ficaram muito doces... o que me agradou muito pois o toque doce ficou por conta dos confeitos de chocolate e amendoim utilizados para os ovos do ninho. Se quiserem deixar mais doce sugiro que utilizem chocolate ao leite para fazer o recheio... e se ainda desejarem mais doce, então podem substituir o cacau em pó por chocolate em pó.
Para os confeitos que decoram os ninhos utilizei M&M's de amendoim, aquele do pacote amarelo, pois achei que tinham o tamanho ideal para fazerem o papel de ovinhos nesses biscoitos.
Bom, vou ficando por aqui... ainda me deliciando com os últimos biscoitinhos que sobraram...
Um grande abraço e até a próxima!!!


BISCOITO NINHO DE PÁSCOA
(Receita adaptada*, Blog Kanela Y Limón)

Ingredientes:
Biscoito:
210 g de Farinha de trigo
90g de manteiga amolecida
100g de açúcar de confeiteiro
40g de cacau em pó
1 ovo (grande)
5g de fermento em pó (fermento para bolo)
Uma pitada de sal

Recheio:
100 g de chocolate meio amargo ou chocolate ao leite
60 g de creme de leite de caixinha

Decoração:
Confeitos de chocolate e amendoim (M&M's amarelo) 

Preparo:
Para preparar a massa misture todos os ingredientes secos e pesse-os pela peneira. Adicione então a manteiga e o ovo. Amasse bem até estar tudo bem incorporado e seja possível moldar uma bola. Esse processo pode ser feito a mão ou em um processador de alimentos.
Coloque a massa formada em um saco plástico e leve ao refrigerador pra descansar por pelo menos uma hora.
Depois de descansada, retire a massa da geladeira e divida em porções de 25g.
Prepare a forma, forrando-a com papel manteiga, ou utilize um Silpat.
Passe as porções de massa de 25g pelo espremedor de alho. Para essa etapa é necessário um pouco de paciência e cuidado pois cada porção de massa deve ser colocada aos poucos dentro do espremedor, porém não deve ser espremido por completo até que se coloque o último pedacinho de massa... dessa forma podemos obter fios inteiros de massa para formar o ninho.

Depois de passar toda a porção pelo espremedor devemos formar o centro do biscoito com o auxílio de uma tampa de garrafa (de água mineral ou refrigerante). Para isso coloca-se a tampa, com a parte de cima virada para baixo, sobre o monte de fios formado pelo espremedor e pressiona-se até formar um buraco no centro do biscoito (onde mais tarde se colocará o recheio). 



Leve os biscoitos para assar em forno pré-aquecido a 160°C por 15 minutos. Depois de assados retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Para preparar o recheio, leve o creme de leite ao microondas em potência média por 1 minuto ou até que esteja bem quente (pode-se aquecer o creme de leite em uma panela no fogão até que comece a levantar as primeiras bolhas, deve-se mexer com uma colher durante todo o processo para que esquente por igual e não queime). Depois de aquecido o creme de leite, adicione o chocolate sobre ele e mexa bem até que todo chocolate tenha derretido e incorporado completamente. Deixe esfriar um pouco e com o auxílio de uma colher de chá ou café, vá enchendo o interior dos biscoitos. Em seguida coloque os confeitos. Deixe descansar até que o  recheio de chocolate tenha firmado. Sirva em seguida.





Importante! Como esse recheio é feito com creme de leite, sugiro que se for guardar por alguns dias, isso seja feito em geladeira, para conservar melhor. Se for deixar guardado em temperatura ambiente, acredito que a validade não passe de dois ou três dias.

OBS:  A receita apresentada não é igual à original apresentada no blog Kanela Y Limón, teve de ser adaptada na quantidade de manteiga, tamanho das porções de cada biscoito, quantidade de creme de leite do recheio e no tipo de confeito para decoração. A adaptação foi necessária pra viabilizar a execução dos biscoitos, pois seguindo a receita original o mesmo não seria possível... Ao menos, essa foi a minha experiência! Deixo a critério de cada leitor a escolha de fazer a receita original ou a adaptada.