Olá!
Semana passada minha filha teve festa Junina na escola e teve que levar um bolo Nega Maluca. Fiquei super feliz que pela primeira vez caiu para mim fazer um bolo... geralmente me pedem paçoquinha e coisas do tipo que ao invés de me levarem para a cozinha me levam ao supermercado ou lojas de doces...
Enquanto preparava o bolo fiquei pensando que nunca postei no blog uma receita de Nega Maluca, apesar de ter postado diversas outras receitas de bolo... Mas o Bolo Nega Maluca é tradicional... Para mim, assim como o brigadeiro é um doce tradicional brasileiro, a Nega Maluca tem o mesmo peso nesse quesito... Em que casa brasileira esse bolo nunca esteve presente?
Outro motivo que me levou a compartilhar essa receita foi o pedido de duas amigas muito queridas para as quais eu estava devendo a receita...
Antes de me despedir, só gostaria de comentar sobre a cobertura desse bolo: a receita da cobertura aprendi com minha cunhada, a Vanessa. Essa cobertura é perfeita para esse bolo mas também fica perfeita para cobrir um delicioso bolo de cenoura. Gosto dessa cobertura por ser cremosa, mas diferentemente de cobertura de brigadeiro ele não é grudenta e não despedaça todo bolo quando é cortado. Quanto ao sabor, não precisa de defesa... essa é a minha cobertura de chocolate preferida para bolos.
Agora já posso me despedir! Uma ótima semana (...de baixas temperaturas aqui no sul...) para todos e até a próxima!
BOLO NEGA MALUCA
Ingredientes:
4 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de chocolate em pó (50% cacau)
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de água fervente
Cobertura:
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
Preparo:
Pré-aqueça o forno em 180 °C. Unte e polvilhe farinha em uma forma para bolo.
Em uma tigela grande peneire a farinha e misture a ela o sal e o fermento. Reserve.
Bata no liquidificador os ovos, o óleo e o açúcar. Bata bem. Adicione o chocolate em pó e bata até estar completamente incorporado. Adicione a água fervente e bata novamente (comece batendo em velocidade baixa para evitar que a água quente seja jogada para fora e cause queimaduras). Depois que a água quente já estiver sendo incorporada a mistura, aumente a velocidade e bata bem.
Despeje a mistura do liquidificador sobre os secos e misture com um batedor de arame (fouet), porém misture sem bater muito, só o suficiente para incorporar todos os ingredientes (quanto menos bater a massa mais fofo será o bolo). Coloque a massa sobre a forma já preparada e leve assar por aproximadamente 40 a 45 minutos (o tempo vai depender do forno). Para saber se está pronto faça o teste do palito que deve sair limpo depois de ser introduzido no bolo.
Preparo cobertura:
Em uma panela, misture todos os ingredientes menos o amido de milho e 1/3 do leite. Leve ao fogo mexendo sempre e quando ferver adicione o amido de milho diluído no leite restante. Mexa constantemente até que a mistura vire um creme encorpado. Desligue o fogo e continue mexendo mais um pouco. Transfira a cobertura para uma tigela e deixe esfriar. Antes de cobrir o bolo, misture bem a cobertura com uma colher para que ela fique bem cremosa e homogênea e então cubra o bolo.
Obs: A cobertura no bolo da foto foi colocada ainda quente e por isso escorreu, mas se deixar esfriar e depois cobrir o bolo, a cobertura fica mais firme porém muito cremosa.