Olá!!!
Hoje o Diário das Panelas está fazendo três anos!!! Parabéns para nós!!!
Desde que o Diário das Panelas apresentou sua primeira postagem até hoje muita coisa já aconteceu, muitas idéias mudaram.... Quando comecei o blog acho que não sabia muito bem o que eu queria... fico tentando lembrar qual a minha motivação em fazer o blog.... Acho que foi algo a mais para me fortalecer a deixar definitivamente a engenharia para trás... a buscar novos caminhos, novas experiências...
A verdade é que muita coisa mudou, e fico feliz por isso!!! Consegui deixar a engenharia de lado e ter paz com isso... porém não avancei tanto nesse negócio de gastronomia. Descobri que o que eu realmente gosto nesse negócio é do novo... Novas receitas, novos sabores, ingredientes diferentes...
Descobri também que gosto de cozinhar quando tenho vontade! Detesto ser obrigada a cozinhar...
Gosto da minha cozinha de experiências, sem a pressão de ter que acertar, de ter que agradar.
Amo agradar as pessoas, principalmente minha família e amigos, mas faço por amor e não por obrigação...
A verdade é que minhas preocupações e motivações mudaram muito nesses últimos anos... e continuam mudando!!!
Não sei como serão os próximos anos, o que farei... se irei mais longe nesse caminho... Hoje realmente não me preocupo (isso tem sido novidade para mim, não me preocupar com o futuro, em ser alguma coisa...). Há um texto na bíblia que diz que tudo tem o seu tempo... e por isso quero viver bem esse tempo. Cuidar e prestar atenção naquilo que realmente deve ser cuidado, como minha família por exemplo, minha "pequena" princesinha... Esse tempo não volta!!!
É isso aí, mais um ano completo!!! E outro anos virão!!!
Quero agradecer a todos os amigos, conhecidos e desconhecidos, que tem me acompanhado nesse espaço. É muito bom compartilhar com vocês minha aventuras culinárias. Compartilhar o que tenho aprendido ao fazer cada receita. Compartilhar minhas memórias e histórias também...
Para comemorar esta data especial, resolvi fazer uma receita também especial! Esse rocambole ou "roulade" (para ficar um pouco mais metido) é de fato muito especial. Uma verdadeira delícia!
Fiquei muito satisfeita com o resultado, era bem o que eu esperava quando vi a receita! A massa é muito leve e delicada... e o sabor?... como é bom!!! Na verdade sou suspeita para falar, pois sou apaixonada por avelã. Gosto de avelã em tudo, tudo mesmo!!!
Outra coisa que gostei muito foi da combinação com a geleia de framboesa... muito delicado!
Alguém gostaria da receita? Só bobo pra não querer!!!
Beijos a todos e até a próxima!!!
ROULADE DE AVELÃ E FRAMBOESA
Ingredientes:
Massa:
100 g de avelãs torradas
5 ovos, separados
185 g de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
40 g de farinha de trigo com fermento*
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Recheio:
170 ml de nata (creme de leita fresco)
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de geléia de framboesa**
1 colher de sopa de brandy, vodca,...
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 °C. Pincele com óleo uma forma de 30 x 25 cm.Forre com papel manteiga e pincele novamente com óleo. Salpique um pouco de açúcar refinado.
Processe as avelãs em um processador ou liquidificador.
Bata as gemas com o açúcar até engrossarem e ficarem claras, depois junte a baunilha.
Em outra tigela bata as claras em neve. Com uma colher de metal, junte as claras e as farinhas peneiradas às gemas, um terço de cada vez. junte as avelas com o último terço.
Coloque a mistura na forma cuidadosamente e alise bem a superfície. Asse por 20 minutos ou até que fique levemente dourado e elástico ao toque. Desenforme sobre um pano seco coberto por papel vegetal salpicado de açúcar. Deixe descansar por 1 minuto. Usando o pano como guia, enrole cuidadosamente a torta com o papel. Deixe 5 minutos para esfriar. Depois desenrole e retire o papel.
Para o creme de framboesa, bata a nata até o ponto de chantilly. Adicione o açúcar e misture delicadamente. Em outro recipiente coloque a geleia de framboesa com duas colheres (sopa) de nata batida e a vodca. Misture bem.
Espalhe a nata batida sobre a massa deixando uma borda de 1,5 cm e sobre ela espalhe a mistura feita com a geleia. Enrole novamente e leve à geladeira por 2 horas. Sirva decorado com nata batida, raspas de chocolate, framboesas frescas....
Observações importantes:
*Se não tiver farinha com fermento, utilize a mesma quantidade de farinha normal sem fermento e adicione a ela 1/4 de colher (chá) de fermento em pó.
** Procure utilizar uma geleia que não seja muito doce. A melhor geleia é aquela que tem pouco açúcar e uma certa acidez.