Olá amigos!!!
Já faz um tempo que venho ouvindo a respeito da Palha italiana. Tenho um amigo, muito querido, que é apaixonado por esse doce e segundo ele ninguém faz uma palha italiana melhor que a sua irmã. Confesso que eu nunca experimentei a receita da irmã desse meu amigo e acredito que deva ser divina. Mas a curiosidade "gastronômica" faz parte de mim e depois de tanto ouvir sobre a "dita cuja" resolvi fazer à minha maneira. Mas alguém pode pensar por quê "a minha maneira", para quê mexer em time que está ganhando, afinal, a palha italiana original faz tanto sucesso?!!!!
Pois bem, respeito o gosto de cada um. Tenho para mim que gosto não se discute!!! Mas eu já havia experimentado esse doce em uma outra oportunidade e fiquei um tanto decepcionada, achei um pouco seca e doce demais (e olha que eu sou uma formiga). Pode ser que não tenha sido feita com aquele esmero ou os ingredientes não fossem os melhores, vai saber.... O fato é que eu queria um palha italiana menos doce e um pouco mais macia, então fiz essa aí da foto!!! Vai dizer que não ficou irresistível?!!! Vou confessar que amei!!!! Para o meu gosto pessoal ficou maravilhosa e é daquelas que a gente não consegue parar de comer. Sabe aquela história: "...só mais uma, é a última..."? É por aí mesmo!!!!
Bom, vou ficando por aqui e desejando que vocês façam essa receita pois além de ser muito fácil é extremamente compensadora!!!!
Uma semana bem açucarada a todos!!!!
Palha Italiana
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/2 pacote de bolacha maisena
1 colher (sopa) de manteiga
açúcar refinado para finalizar (o quanto baste)
Preparo:
Em uma tigela quebre as bolachas em pedaços pequenos (com o cuidado de não deixa-las com muito farelo). Reserve.
Em uma panela de fundo grosso coloque o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó peneirado. Misture tudo até que o chocolate esteja bem dissolvido. Acrescente a manteiga e leve ao fogo alto e mexa sem parar. Quando a mistura estiver começando a ferver abaixe o fogo para o mínimo continue mexendo até chegar ao ponto de um brigadeiro (esse processo demora um pouco). Quando alcançar o ponto de brigadeiro retire do fogo e acrescente as bolachas quebradas. Atenção: Não coloque todas as bolachas de uma só vez, vá acrescentando aos poucos e mexendo até que todas as bolachas estejam envolvidas e não esteja sobrando muito brigadeiro.
Transfira essa mistura para uma forma untada e espalhe formando uma camada de +/- 1 cm. Deixe esfriar. Depois de fria corte quadrados e passe-os no açúcar refinado. Sirva acompanhando um café fresquinho!!!!