terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pão recheado e a volta das férias

Como é bom voltar para casa depois de tantos dias de passeio. Tirei umas férias com a minha filha, fomos passear na casa da Vovó Leila e do Vovô Julio (meus pais). Foi muito bom, a Julia se divertiu muito, viu os cachorros, os gatos e as galinhas. Brincou bastante com os avós, com a tia Dodo, também ganhou muitos presentes e passeou muito. Aproveitamos para visitar meus irmãos em Santa Maria/RS. Foram dias realmente muito agradáveis dos quais já sinto saudades. Durante essas férias aproveitei para fazer receitas com minha mãe, minha irmã e minha sogra, pois queria trazer algo diferente para compartilhar no blog. As receitas dessas férias estarão no menu do blog com o título "pessoas especiais".


Para iniciar essas série de receitas escolhi o Pão recheado que a minha irmã faz e que é um sucesso entre os amigos dela lá em Santa Maria. Esse pão ela já havia me prometido muito antes do blog existir e quando nos encontrávamos sempre faltava tempo para ela fazer... agora finalmente ela fez!!!


Pão Recheado da Tia Cris
Ingredientes:

Massa:
750 gr de farinha de trigo
15 gr de fermento biológico seco (um pacotinho e meio)
1 1/2 xícara (chá) de água morna
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
Recheio:
1/2 lata de milho em conserva
1/2 lata de ervilha em conserva
200 gr de presunto
200 gr de queijo
1 tomate picado
1/2 pimentão verde picado
1/2 cenoura ralada
1 cebola picada
orégano
sal

Preparo:
Misturar todos os ingredientes da massa e sovar bem, pois esse pão é sovado só uma vez. Transferir a massa para uma tigela, cobrir com um saco plástico e deixar crescer até dobrar de volume. Abrir a massa (no formato retangular) e espalhar o recheio no centro. Fechar as duas abas formando um pão fino e comprido. Pincelar com gema ou azeite e polvilhar queijo parmesão ralado ou sementes de gergelim. Assar em forno a 220 ºC por aproximadamente 1 hora.


Recheio: Picar o tomate, a cebola e o pimentão em cubos pequeninhos, proporcionais ao milho e a ervilha. Arrume as fatias de queijo intercaladas com as fatias de presunto e pique em cubos pequenos, conforme mostra a foto (essa forma de arrumar o queijo e o presunto antes de picar faz com que quando o pão for assado o queijo derreta e se misture aos demais ingredientes de forma homogênea). Colocar todos os ingredientes em uma tigela e temperar com sal e orégano, misturar bem. Reserve.

2 comentários:

  1. Gostei muito da receita, aqui em casa todo mundo gostou!!

    ResponderExcluir
  2. Parece facil e delicioso! Uma ótima opcao para vegetarianos, ja que o presunto pode ser retirado da receita. Vou tentar fazer so com legumes . Volto pra contar como ficou...

    ResponderExcluir