segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Salada especial ao molho de laranja, mel e mostarda

Não queria interromper a série de receitas da viagem, mas há alguns dias fiz uma salada de folhas verdes com um molho divino que fez sucesso aqui em casa e eu não queria esperar para dividir isso com vocês. Essa salada tem um toque agridoce por conta do mel e da laranja que vai tanto no molho quanto na composição da salada. A receita fui eu que inventei e no momento é a preferida aqui em casa, pois é leve e refrescante, ideal para os dias de calor.




Essa salada pode ser apresentada assim como está na foto ou pode também ser servida em cestinhas de parmesão; já fiz e fica muito charmosa.
Salada especial ao molho de laranja, mel e mostarda
Ingredientes:
folhas verdes (usei alface roxa e alface crespa, mas pode ser utilizada as de sua preferência)
sementes de girassol
2 laranjas
1 xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio ou tomate italiano picado em cubos
queijo parmesão ralado grosso
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sobremesa) de mostarda
1 pitada de sal
Preparo:
Lave as folhas verdes e deixe escorrer bem. Reserve. Leve uma frigideira ao fogo e coloque as sementes de girassol para torrar, faça esse processo em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não queimar. Coloque as sementes torradas em uma travessa. Leve novamente a frigideira ao fogo e quando estiver quente faça uma cama de queijo parmesão e deixe derreter em fogo baixo até que comece a ficar dourado, retire com cuidado para não deformar e coloque em um prato (fiz um disquinho para cada porção de salada). Esse processo é o mesmo utilizado para fazer as cestinha de parmesão, a única diferença é que retirei os discos de parmesão e não moldei em formato de cestinhas.
Descasque as laranjas. Separe a metade de uma laranja para o molho (cortando no sentido vertical, para preservar os gomos). Corte as laranjas restantes em gomos retirando a pele e as sementes. Reserve.
Prepare o molho: em uma tigela pequena coloque o mel e a mostarda, mexa e acrescente o suco da laranja. com o auxílio de um garfo ou um "fuet" bata o molho e acrescente aos poucos o azeite de oliva (esse processo fará com que o molho fique mais encorpado). Adicione o sal e bata mais um pouco.
Montagem da salada: arrume em um prato fundo as folhas verdes rasgadas. Distribua os tomates. Quebre os discos de parmesão e distribua sobre as folhas e os tomates. Arrume os gomos de laranja sobre a salada e acrescente as sementes de girassol. Regue generosamente com o molho e sirva.

Um comentário:

  1. Gente!!! esses dias preparei essa salada para acompanhar uma carne assada guarnecida com arroz de jasmim...quando provei a salada deixei tudo de lado...essa saladinha é maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir