terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Torta fria


Se tem uma coisa que o meu marido gosta é de torta fria. No verão eu sempre faço, principalmente no natal e ano novo. Nesse ano passamos a virada de ano na casa dos meus pais e acabamos não fazendo a torta. Na verdade os ingredientes já estavam comprados e o frango já estava até cozido e desfiado, mas a quantidade de comida era muito grande e não estávamos dando conta de consumir tudo. Não restou outra opção se não congelar o frango para ser utilizado em alguma outra receita. Todavia, meu marido, que estava aguardando a "bendita" torta, ficou só na vontade. Quando chegamos em Joinville resolvi fazer a torta e sorrisos surgiram... Como ficou muito boa resolvi compartilhar aqui no blog pois é uma receita simples e que combina muito bem com o verão!!!



Torta fria

Ingredientes:
1 pão de forma fatiado no sentido horizontal (pão para torta fria)
500 gr de frango cozido e desfiado
1 cenoura
1 xícara de ervilhas congeladas
1 xícara de milho verde congelado
1/2 xícara de pepino em conserva picado em cubos pequeninhos
400 gr de maionese
batata palha (opcional)


Preparo:
Cortar a cenoura em cubos pequeninhos e colocar em uma panela com água fervente para cozinhar. Coloque também a ervilha e o milho. Cuide para que os legumes não cozinhem demais e fiquem muito moles. Escorra a água e deixe esfriar. Em uma tigela misture o frango, o pepino e os legumes. Em uma outra tigelinha coloque 250 gr da maionese com uma pitada de sal e acrescente um pouquinho da água do pepino (umas duas colheres das de sopa) e misture com um garfo até ficar um creme bem homogêneo. Misture o creme aos demais ingredientes. Comece a montar a torta: em um prato para torta fria coloque uma fatia de pão e sobre ela distribua um pouco da mistura de frango e legumes. Cubra com outra fatia de pão e pressione levemente. Repita o processo até terminar o pão. Cubra a torta com a maionese restante diluída em um pouquinho da água do pepino como feito anteriormente. Leve para a geladeira por pelo menos umas doze horas. Tire da geladeira e decore com a batata palha ou apenas com tomates-cereja e azeitonas.

Observação:
  • Para cozinhar o frango coloquei na água de cozimento os seguintes temperos: 1 cebola cortada em quatro, pimenta rosa, ervas desidratadas (estragão, ervas finas, tomilho e alecrim), açafrão da terra e sal.
  • Para não sujar o prato na hora de montar a torta coloquei dois sacos plásticos e sobre a emenda coloquei a primeira fatia de pão. Depois de montada a torta é só puxar os saquinhos que o prato fica limpinho. 
    

4 comentários:

  1. Adorei esta torta... vai ficar guardadinha comigo para experimentar.
    Deve se deliciosa. e o aspecto está um mimo.
    Lindo blog.
    Beijinhos :D
    Sarinha

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma delicia esta torta e agora que já faz calor aqui, ela já vai saber bem,

    beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Tem como guardar a torta fria de frios no freezer

    ResponderExcluir