Já fazia algum tempo que eu não comia algo que me aquecesse a alma, que me fizesse sentir aconchegada. Mas esse risoto foi infalível!!!! Não é de surpreender, afinal, eu amo risoto... não seria difícil me apaixonar por esse também. A sugestão veio de uma querida amiga que me perguntou se eu já havia experimentado o risoto de aspargos e brie. Fiquei muito interessada, até porque nunca havia experimentado esse queijo. Fiz o risoto com brie, ficou bom, mas tenho que confessar que não gostei muito do queijo pois é amargo e não gosto de nada amargo. Sei que muitos ficarão indignados e até ofendidos pois tirei toda a casca do queijo para fazer o risoto, o que resultou em um sabor mais suave... Porém não fiquei satisfeita, queria um risoto que eu pudesse publicar aqui e dizer que realmente amei. Então resolvi substituir o queijo brie por gruyére e foi uma escolha muito feliz, ao menos para mim, meu marido e minha filha. Nós realmente amamos esse risoto e já o colocamos na nossa lista de comidas preferidas... Para aqueles que gostam do sabor amargo sei que gostarão muito do risoto com o brie, só sugiro cuidado com a quantidade para que o sabor do aspargo não desapareça... Já aqueles que, como eu, não gostam de coisas amargas façam com o gruyére pois é divino!!!!
Risoto de aspargos e gruyére
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz arbório
1 cubo de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
1 xícara (chá) de vinho branco
1 vidro de aspargos em conserva (aspargo branco)
Água da conserva de aspargos
100 g de queijo gruyère picado
100 g de queijo gruyère picado
Preparo:
Primeiro dissolva o tablete de caldo de legumes em 750 ml de água quente e reserve. Numa panela grande aqueça o azeite, 1 colher de sopa de manteiga e junte a cebola. Deixe dourar. Acrescente o arroz, sem lavar (para conservar suas propriedades), e deixe-o fritar até que fique transparente. Depois acrescente o vinho, sempre mexendo, mas não deixe evaporar por completo para que fique o gostinho do vinho. Com o auxílio de uma concha, vá despejando aos poucos o caldo de carne e a água da conserva dos aspargos. À medida que o arroz for secando adicione mais caldo, sempre mexendo. Não tampe a panela. No meio do preparo, quando o arroz ainda estiver um pouco duro acrescente os aspargos picados e continue o processo até o arroz estar cozido. Não deixe o caldo secar, apague o fogo e acrescente o queijo e misture. Corrija o sal. Acrescente a manteiga restante e tampe a panela por alguns minutos. Em seguida mexa o risoto para incorporar a manteiga e sirva. Bon appétit!
Observação:
- Utilizei apenas um cubo de caldo de legumes para que ficasse suave e não escondesse o sabor do aspargo que é bem delicado. Dessa forma precisei adicionar um pouco de sal no final da preparação.
- Se for utilizar o queijo brie sugiro cuidado com a quantidade. Adicione umas 50 gramas e experimente, se desejar mais forte adicione mais um pouco.
Que belo risotto. Ficou com um ar super apetitoso. A mim também me aqueceria a alma. Beijocas
ResponderExcluirmuito bom mesmo!!!
ResponderExcluirbem cremoso....
beijooooooo
Olá Daniele
ResponderExcluirTudo bem com você?
Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Diário das Panelas será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.
Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.
Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.
Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.