quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pannacotta de Leitelho


 Essa última semana foi um desastre quanto ao resultado das receitas. Sabe aqueles dias em que nada dá certo?! Você faz tudo direitinho (ao menos acha que está fazendo tudo direitinho) e no final o resultado não é o esperado. Essa é a terceira tentativa de receita que fiz para o blog. Finalmente uma que agradou!!!!
As outras duas receitas (torta de limão perfeita e roulade de frango) ficam para uma outra oportunidade. Depois de alguns ajustes, é claro! Fazer o quê?!!!
Mas voltando à pannacotta. Essa é a primeira vez que faço pannacotta e caí de amores. Não havia ainda feito esse tipo de sobremesa pois ela não me chamava a atenção, parecia muito sem graça. Mas ainda bem que me rendi e experimentei!!! O sabor é diferenciado devido ao creme de leite e combinou muito bem com a calda. Por fim, posso dizer que essa é a primeira de muitas outras pannacottas deliciosas que farei!!!
Uma doce semana a todos!!!


Pannacotta de Leitelho

Ingredientes:
1 envelope de gelatina sem sabor (12 g)
200 ml de creme de leite fresco (utilizei 150 ml de nata + 50 ml de leite )
85 g de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
500 ml de leitelho

Calda
225 g de morangos cortados ao meio
3 colheres (sopa) de suco de laranja
3 colheres (sopa) de mel

Preparo:
Leve para ferver o creme de leite e o açúcar,  mexendo sempre até dissolver o açúcar. Retire do fogo e acrescente a baunilha.
Coloque a gelatina em uma tigelinha e acrescente cinco colheres (sopa) de água e leve ao microondas por 15 segundos (ou siga as instruções do fabricante).
Quando creme de leite estiver morno acrescente a gelatina dissolvida  mexendo bem até que esteja bem misturada. Deixe esfriar e acrescente o leitelho. Misture e coloque nas forminhas. Leve à geladeira até ficar firme.

Prepare a calda:
Em uma panela coloque todos o ingredientes e ferva por cinco minutos. Retire do fogo e bata no liquidificador até ficar liso. Leve à geladeira.

Para servir, desprenda as beiradas das pannacottas e vire-as em pratos de servir. Distribua a calda sobre elas e decore com morangos inteiros ou pistache picado. 

Observação:
  • Para fazer o leitelho é só acrescentas duas colheres de sopa de suco de limão ou vinagre a 500 ml de leite. Deixar descansar por 5 minutos. Está pronto para ser utilizado!

4 comentários:

  1. Eu não conhecia esse tal de leite coelho!!!!
    snif snif!!!
    chique hein? heheh
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Cris, só você mesmo!!!
    Então você não conhecia esse tal "leite coelho"? Na próxima vez que nos encontrarmos vou fazer pra você uma sobremesa com esse desconhecido!!!
    Um beijo guria, bem cheio de saudades!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniele!!Seu blog é uma graça e sua pannacotta ficou lindona !!! :) Nunca fiz pannacotta acredita?!?! Fiquei empolgada em tentar...srs Beijos! Tereza

    ResponderExcluir
  4. Dani que Legal, q deu certo, eu tenho a receita no meu blog, pois Amo panna cotta,qdo fomos p italia comia sempre tinha rsrsrs, e so nao fazia pq na italia a Nata deles é diferente mais fina mais liquida, e achava q nao iria dar certo... mais vou tentar!!
    Bjs

    ResponderExcluir