quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Rei Alberto... doces lembranças


Para encerrar o ano decidi compartilhar uma receita que esteve presente em quase todos os finais de ano de minha vida. Essa é uma sobremesa tradicional do Rio Grande do Sul e me traz boas lembranças da casa da minha avó. Quando olho as fotos da receita me lembro imediatamente do sofá  que balançava na sala grande, a presença dos tios, tias e primos... Me lembro que depois do almoço meu avô tirava uma soneca e quando ele acordava era a hora de comer a sobremesa, e ele chamava a todos, ninguém podia faltar. Sentávamos  todos na sala grande e minha avó servia as tacinhas de sobremesa... Agora, escrevendo essas memórias, elas se tornaram tão reais para mim, como se eu estivesse novamente na cena, quase sinto aos cheiros e escuto os barulhos e conversas. Quanta saudade sinto agora, de tempos que não voltam mais, de uma infância tão feliz e cheia de pessoas queridas!!!
Meu coração ficou apertado... vou ficando por aqui! Mas antes quero dizer a todos os meus tios, tias, primos e primas, de ambas as famílias, que os amo muito e desejo um ano espetacular a todos. Obrigada por fazerem parte da minha vida!!!! Amo vocês!!!!
Também quero agradecer a todos os amigos do Diário das Panelas que me acompanharam nesse ano, foi maravilhoso compartilhar, além de receitas, um pouco da minha vida também!!! Obrigada pelas perguntas, comentários e as visitas de vocês aqui no blog. Que possamos continuar juntos no próximo ano!!!   
Feliz 2012 a todos!!!



Rei Alberto

Ingredientes:

Gelatina:
2 pacotes de gelatina de morango
1 lata de abacaxi em calda
500 ml de água fervente
400 ml de água fria

Creme de confeiteiro:
400 ml de leite
1 vagem de baunilha ou 1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo
3 gemas
100 g de açúcar
20 g de farinha de trigo
20 g de maisena

Merengue:
3 claras
5 colheres (sopa) de açúcar

Calda de ameixas:
200 g de ameixas secas sem caroço
3 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de água

Preparo:

Creme de confeiteiro:
Em uma panela, aqueça o leite com a vagem de baunilha até ferver.Desligue o fogo, retire a vagem de baunilha e reserve.
Em outra tigela bata o ovo, as gemas e o açúcar até branqueá-los. Acrescente a farinha e a maisena e continue batendo até integrá-los. A seguir, despeje 1/3 do leite sobre a preparação de gemas. Mexa bem e passe tudo para a panela que contém o restante do leite.
Em fogo baixo e sem parar de mexer aqueça o creme até ferver. Em determinado momento, a espuma que havia se formado desaparecerá e o creme engrossará rapidamente. Continue batendo enquanto cozinha por mais alguns minutos, pois o creme deve adquirir uma consistência bem espessa.
Retire do fogo e passe para um recipiente não metálico. Cubra a superfície com filme plástico em contato direto com o creme para evitar que se forme uma crosta. Deixe esfriar e depois conserve na geladeira até o momento de usar.

Gelatina:
Escorra a calda do abacaxi e pique-o em cubos pequenos. Transfira para a travessa onde será montada a sobremesa ou em tigelinhas.
Prepare a gelatina: Em uma tigela dissolva o pó para gelatina com 500 ml de água fervente e misture bem até dissolver completamente. Acrescente 400 ml de água fria e mexa mais um pouco. Transfira a gelatina para a travessa com os abacaxis e cubra com a gelatina. Leve à geladeira até endurecer.

Merengue:
Em uma panela coloque as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo e vá batendo com um fuet até que essa mistura esteja ligeiramente quente, mas tenha o cuidado de não deixar cozinhar. Transfira a mistura para a batedeira e bata até que esteja completamente frio. O ponto ideal é quando o creme ficar firme e cremoso, sem escorrer.

Caso tenha dúvidas veja esse vídeo que ensina direitinho como fazer o merengue!

Calda de ameixa:
Em uma panela leve ao fogo as ameixas com o açúcar e água. Deixe ferver até que forme uma calda em ponto de fio. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Obs: Ponto de fio é quando ao virar a calda da colher ela escorre em forma de uma linha inteira, sem interrupções.

Montagem:
Retire o creme de confeiteiro da geladeira e bata com um fuet para que fique mais liso e macio. Sobre a gelatina já endurecida faça uma camada com o creme de confeiteiro. Sobre o creme faça uma camada fina de merengue. Leve à geladeira até o momento de servir. Quando for servir decore com as ameixas e regue com um pouco da calda.

4 comentários:

  1. Que delícia...como sou sua visinha(Santa Catarina),conheço sim essa sobremesa,que é realmente muito gostosa e nos remete a infância mesmo,muito bom né...
    Enfim...nos leva de volta no tempo,traz saudades...ai ai ... apertou meu coração também agora...vou ter que parar por aqui pra não chorar rsss

    Então...deixo aqui meus sinceros desejos de um ano novo feliz e cheio de realizações pra você e sua família...

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderExcluir
  2. Oi Sharon! Muito, muito obrigada!!!
    Um feliz e delicioso 2012 para você e sua família também!!!
    Amei seu comentário!É muito bom saber que há mais pessoas que compartilham de lembranças gostosas por causa dessa sobremesa!!! Muito bacana!!!
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. é a minha sobremesa preferida!!!!
    uma delícia!!!
    tambem vou fazer para o ano novo!!!
    que saudades da infância!!!!!!!!!
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Adoro Rei Alberto,mas modifico um pouco ao em vez de abacaxi coloco pêssego e ao envelope do creme com baunilhas faço um creme com leite condenada margarina e uma gema de ovo nos restante tudo igual e pra lembra decoro com fio de ovos em cima . Fica uma loucura 🤗

    ResponderExcluir