terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fool de morango e iogurte grego... e mais, muito mais!!!


A imagem é tentadora... vai dizer!!!! Mas não é só tentadora, é deliciosa. Essa sobremesa é perfeita para o verão, feita com frutas e iogurte... e um pouquinho de creme de leite... ah! Mero detalhe!!! Afinal, quando o negócio é bom valem a pena as calorias!!!!! Também não precisam ficar impressionados pois a quantidade de creme de leite nem é tão grande. Só suficiente para deixar a sobremesa ainda mais irresistível!!!
Bom, chega de dar tanta importância ao que nem é tão importante assim!!! Mas o que, então, é tão importante? Oras, o IOGURTE GREGO!!!!
Já havia visto inúmeras receitas que pediam pelo tal, mas não sabia como conseguí-lo, onde poderia comprá-lo e acabei deixando de lado as receitas... sonhando em algum dia achar o "bendito" iogurte para enfim poder degustar aquelas receitas tão tentadoras e interessantes. Mas não apenas isso, minha curiosidade era de saber qual o gosto e a textura do iogurte... Parece que tinha cócegas de tão curiosa sobre esse assunto. Até que, enfim, descobri o que era o tal iogurte grego. E querem saber? No momento em que descobri tive um misto de decepção e euforia. Sim! Decepção em saber que era algo tão simples e acessível, que eu não precisava ter esperado tanto para conhecê-lo, estava mais perto do que parecia. E, euforia, pois agora poderia utilizá-lo em tudo o que quisesse, nada mais me impediria!!!
Ta, tá, tá!!!! Mas então o que é esse "bendito"? É simplesmente iogurte natural dessorado!!! Sim, basta apenas colocar o iogurte em um pano limpo apoiado sobre uma peneira e deixar dessorar por 2 a 4 horas e pronto!!! Tudo isso!!!! Vai dizer que vocês não ficariam também um pouco frustrados em saber que é algo tão simples? Tanto mistério para uma coisa tão fácil de ser feita!!!
E o melhor! Quem já não viu inúmeras receitas com outro famosinho que você nem imaginava onde encontraria: o tal "Buttermilk"? Sabem o que é? Originariamente, o buttermilk é o soro resultante da produção da manteiga. E, por isso, quando tiver uma receita que leve esse ingrediente é só utilizar o soro resultante da produção do iogurte grego, que substituirá perfeitamente o buttermilk!!! E aí, gostaram de tantas novidades?
Mas não acaba assim.... Se deixar o iogurte dessorar por mais tempo, de um dia para o outro, você obterá sabe o quê? Ah! essa vocês vão gostar!!! Vão obter "cream cheese". Isso mesmo, o iogurte que fica dessorando por mais tempo vira um creme igual ao cream cheese. Experimentem e digam se não é verdade!!! 
Bom, vou ficando por aqui! Um grande beijo a todos e uma ótima semana com muitas opções de ingredientes para receitas deliciosas!!!!


Fool de morango e iogurte grego

Ingredientes:
350 g de morangos
140 g de açúcar
suco de 1 limão
150 ml de creme de leite fresco (bem gelado)
300 g de iogurte grego

Preparo:
Reserve algumas frutas para a decoração. O restante deve ser batido no liquidificador junto com o açúcar até virar um purê. Se quiser eliminar as sementes, passe em seguida o purê formado em uma peneira (eu não fiz isso). Acrescente o suco do limão e misture bem. Reserve.
Bata o creme de leite até obter picos não muito firmes. Bata o iogurte grego à mão para amaciá-lo e misture delicadamente ao creme de leite batido. Junte metade do purê de morangos e misture delicadamente.
Divida o purê de morangos restante em taças e sobre ele acrescente a mistura de creme de leite. Decore com as frutas reservadas e uma folha de hortelã. Deixe gelar por varias horas antes de servir.
Quando for servir, tire da geladeira e deixe por 10 minutos aproximadamente em temperatura ambiente. Só então sirva.

Observações:
  • É muito importante prestar atenção ao ponto certo do creme de leite. Se deixar muito firme o creme ficará com uma textura mais pesada.  
  • Essa sobremesa também pode ser feita com outras frutas. Algumas idéias são: pêssegos em calda; damascos; combinação de morangos, framboesas e mirtilos; ...
  • Se quiser saber mais sobre o iogurte grego, cream cheese e buttermilk vale dar uma olhadinha no blog "La cucinetta" , lá vocês terão mais informações que confirmam e resumem perfeitamente tudo que pesquisei sobre esses assuntos.

7 comentários:

  1. Hummmmmm
    que bom aspecto, pode ser uma dose por favor...
    Jnihos fofos

    ResponderExcluir
  2. Uma sobremessa bem deliciosa e bastante reconfortante, mas com os -7°Gr que se fazem sentir em Paris não dà mesmo para sobremessas destas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, fiquei com vontade de experimentar!

    ResponderExcluir
  4. Me apaixonei pela cara dessa receita viu. Muito muito linda
    Adorei saber sobre esse iogurte, fiz uma cobertura com cream cheese que ficou divina, imagina fazer com esse ainda mais natural? delicia delicia

    Lindo o blog, parabéns :)

    ResponderExcluir
  5. ficou maravilhoso!!!!
    e muito fácil de fazer!!!
    beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos!!!! Muito obrigada pelos comentários!!! É muito bom receber a opinião de vocês!!! Beijos a todos!!!

    ResponderExcluir
  7. hoje eu estou comentadeira, é que fui fazendo ao longo dos dias as receitas, mas só hj parei para te dar uma resposta...
    eu fiz essa receita duas vezes, com dois iogurtes gregos diferentes, um a partir do iogurte com fermento italiano e outra com o iogurte de copinho do mercado. A receita feita com o iogurte do mercado ficou MARAVILHOSA!!!, mas a feita com o ioguret grego a partir do iogurte com fermento italiano ficou muito ácida, mas ficou boa tambem...
    recomendo o iogurte de copinho mesmo hehehe
    beijooo

    ResponderExcluir