terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Rosca de frutas vermelhas ao chocolate branco


Tem receitas que desenvolvemos e que nos enchem de orgulho. Essa rosca é exatamente assim... minha obra prima!!! Ao menos por enquanto!!!


Tudo começou em um creme de confeiteiro que não foi utilizado para a sobremesa de natal. O que fazer com o creme que estava tão gostoso?!! Comê-lo puro? Nem pensar!!!! Não conseguia mais ver creme de confeiteiro na minha frente. Foi então que ví uma matéria na TV sobre Éclair... a partir daí minha imaginação se encarregou do resto . Fiz Éclair, Carolinas e finalmente essa rosca deliciosa.
Em alguns dias as carolinas que fiz também aparecerão por aqui, pois ficaram deliciosas!!! Mas voltando à rosca... ela é recheada com um creme composto de creme de confeiteiro, chocolate branco e cointreau. Sobre o creme vai uma camada generosa de frutas vermelhas (morangos, mirtilos e cerejas frescas). É, eu sei, eu sei... é irresistível!!!


A verdade é que apanhei um pouco até acertar o tempo certo de forno para a massa. Quando fiz a éclair e as carolinas não tive muitas dificuldades, o problema mesmo foi com a rosca. Na primeira tentativa a massa cresceu bem e ficou bem coradinha. Desliguei então o forno e deixei lá dentro por quinze minutos. Quando fui olhar, a massa tinha  murchado. Percebi que apesar de crescida e corada ela não tinha assado tempo suficiente. Fiz outra vez e então deu certinho. Estou contando isso para que ao fazerem essa receita vocês prestem bem atenção antes de desligar o forno, caso contrário ela murchará. Mas também não se assustem, é simples de fazer, só é preciso conhecer o seu forno.
Para deixar bem claro como se faz essa massa vou deixar um vídeo da "cozinha caseira de Annabel" onde ela ensina uma rosca de morangos com creme de limão. A minha receita difere um pouco da dela, mas o processo é o mesmo. Se acharem interessante, sugiro que façam também a receita que ela apresenta, acredito que é muito boa. Eu ainda não fiz...mas em breve farei!!! 


Rosca de frutas vermelhas ao creme de chocolate branco

Ingredientes:
Creme de chocolate branco:
1 receita de creme de confeiteiro ( ver aqui )
1 barra de chocolate branco (170 g)
1 colher (sopa) de cointreau (opcional)

Massa (pâte à choux):
1/2 xícara (chá) de leite
50 g de manteiga sem sal
1 pitada de sal
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
gotas de essência de baunilha
2 - 3 ovos

Observação:
A utilização do cointreau no creme de chocolate branco é opcional, na verdade ele mascara um pouco o sabor do chocolate branco. Se quiser um sabor mais pronunciado de chocolate branco não coloque o licor.

1/4 de xícara (chá) de amêndoas em lascas

Recheio:
300 g de morangos lavados e cortados em fatias
100 g de mirtilos frescos
100 g de cerejas frescas cortadas em quatro

Preparo:
Creme de chocolate branco:
Prepare o creme de confeiteiro conforme a receita e transfira ele ainda quente para  uma tigela de vidro. cubra imediatamente com filme plástico diretamente sobre o creme. deixe esfriar. Leve à geladeira e deixe descansar. Quando o creme estiver bem frio retire da geladeira e bata bem com um fuet para que fique bem cremoso e macio. Derreta o chocolate branco bem picado no microondas em potência média (5 ou 50, depende de seu microondas) por 1 minuto. Retire e mexa bem. Leve ao microondas novamente em potência média por 30 segundos, retire e mexa novamente. Repita o processo, mais 30 segundos, até que o chocolate esteja derretido. Misture o chocolate derretido ao creme de confeiteiro e mexa bem. Adicione o cointreau e mexa novamente. Reserve na geladeira.

Massa (pâte à choux):
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Leve uma panela com o leite e a manteiga ao fogo. Quando ferver abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo toda de uma vez e mexa formando uma massa. Cozinhe em fogo baixo mais um pouquinho.
Leve essa massa à batedeira (utilize o batedor tipo "raquete") e adicione o açúcar e a baunilha. Bata um pouco para esfriar a massa. Vá acrescentando os ovos um a um e batendo bem no intervalo entra cada ovo.
Em um papel manteiga desenhe um círculo, vire o papel e coloque-o sobre uma forma. Distribua a massa sobre o papel respeitando a marcação do círculo. Passe um garfo sobre toda a massa e sobre ela polvilhe a amêndoa.
Leve a massa ao forno à 200º C por 15 minutos. Baixe para 180ºC e deixe por mais 15-20 minutos, até que esteja bem assada. Desligue o fogo e deixe a massa dentro do forno por mais 15 minutos. Retire do forno. Deixe esfriar.

Montagem:
Corte a massa ao meio (sentido horizontal) e recheie com o creme de chocolate branco e as frutas. Cubra com a outra parte da massa e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva em seguida ou conserve na geladeira até o momento de servir.

10 comentários:

  1. Vera Beilfuss Vieira3 de janeiro de 2012 às 21:45

    Fui privilegiada em poder saborear esta maravilhosa receita...não percam a oportunidade de aprender a fazê-la. Demais Dani parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm

    Que delícia!!!
    Boa semana!

    Beijo Jê

    ResponderExcluir
  3. Olá Vera!
    Muito obrigada pelos elogios. A verdade é que eu é que fiquei mais feliz, só em ver a satisfação de vocês. Um grande beijo!!!

    Jê!
    Uma ótima semana pra você também!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Dani
    Está uma obra-prima mesmo! Eu já fiz uma rosca com esta massa e realmente dá muito orgulho quando a gente vê assim prontinha!
    Aproveitando, uma ano maravilhoso e recheado de boas ideias para você!
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Hummmmmmmmmmm
    da um pedaço pra mim tambem?
    que coisa mais linda....muito apetitosa!!!
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá Fabíola!
    Muito obrigada! Um ano delicioso para você também!!! Muito obrigada pela sua companhia ao longo de 2011, foi muito bom receber os seus comentários sempre tão cheios de alegria!!!
    Um grande beijo e feliz 2012!!!

    Cris!!!
    Pode deixar que vai ter um pedação pra você. Semana que vem vamos fazer juntas essa rosca e muitas outras delícias!!! Tá chegando o dia!!! Um beijão minha maninha amada!!!

    ResponderExcluir
  7. Dani
    Recebi de uma amiga um selinho e gostaria de passar para você, por todo meu apreço a nossa amizade. Se você quiser, está lá no meu blog nesta postagem:http://briecomgoiabada.blogspot.com/2012/01/brie-com-goiabada-ganhou-mais-um.html
    Sinta-se a vontade para aceitar ou não.
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
  8. Que linda cozinha, Daniele. Passei por aqui e não me arrependi.

    Espero sua visita na minha Cozinha e adorei sua receita!!! Estou a te seguir.

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  9. O.o
    recheio pra lá de caprichado! hummm

    ResponderExcluir