quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Salada de gorgonzola e amêndoas... e uma dica de ouro!!!


Chega de preguiça!!! As férias terminaram e é hora de voltar às atividades cotidianas!!! Então, cá estou eu novamente. Para recomeçar as postagens escolhi esta salada que é deliciosa e combina perfeitamente com esses dias de muito calor. Descobri essa receita quando fui jantar com os amigos em um restaurante e caí de amores. Todos que experimentaram também gostaram muito e é por isso que resolvi compartilhá-la aqui.
Trocando um pouquinho de assunto, queria agradecer a companhia e os comentários de cada um que tem acompanhado o blog. Foi muito bom poder contar com vocês no ano que passou e espero que possamos andar mais perto ao longo desse ano que está começando. Quero também dar as boas vindas aos novos seguidores e leitores que tem se achegado por aqui. Sejam todos bem vindos e que esse espaço seja útil a cada um de vocês!!!!  Leiam, opinem, compartilhem... fiquem a vontade, pois como sempre digo: "...a casa é de vocês...".
Um grande beijo e uma boa semana a todos!!!

Salada de gorgonzola e amêndoas

Ingredientes:
Mix da folhas verdes (escolha as suas preferidas)
Amêndoas com pele
Queijo gorgonzola
Manga cortada em tiras
Tomate cereja cortado ao meio
Aceto balsâmico ou creme de aceto balsâmico* (veja mais nas observações)
Azeite de oliva

Preparo:
Leve uma frigideira ao fogo e deixe esquentar um pouco. Adicione as amêndoas e vá mexendo para que tostem por igual. Quando começar a tostar retire do fogo e deixe esfriar.
Em uma saladeira distribua as folhas verdes. Distribua os tomates cortados ao meio e as tiras de manga. Acrescente as amêndoas tostadas. Esfarele o queijo gorgonzola e distribua sobre a salada. Sirva a seguir com regando com um pouco de azeite de oliva e aceto balsâmico. Se preferir utilize apenas o creme de aceto balsâmico (para mim essa é a opção ideal).

Observações:
  • Já provei essa salada utilizando uma manga bem madura e também com a manga menos madura. Na minha opinião a salada fica mais harmoniosa se utilizar uma manga não muito madura. Pode parecer estranho utilizar uma manga quase verde, mas os sabores e texturas ficam muito mais equilibrados. Porém se você for fã do agridoce de uma forma um pouco exagerada (como as vezes eu sou) utilize a manga mais madura. Vale a pena testar e descobrir qual é a sua forma preferida. 
  • Quanto ao creme de aceto balsâmico posso dizer que vale muito a pena experimentar, pois é um creme viscoso, menos ácido e mais adocicado que o aceto e combina muito bem com saladas, frutas, sobremesas e sorvetes. O que eu tenho utilizado é da marca Paganini (comprei na rede de supermercados do Wallmart, onde o preço, especificamente para esse produto, é bem mais acessível do que nos sites que vendem o mesmo produto). Porém já observei outras marcas que pretendo experimentar. Tem creme de aceto com frutas vermelhas, com morango, com cacau e também o creme de aceto branco, que ainda não experimentei. Mas fica aí a dica; que eu considero uma dica de ouro!!! Vou deixar uma imagens que tirei da internet para ilustrar o produto.

5 comentários:

  1. Dani, delícia de salada. Mas já que você passeou lá no blog, porque não participa do sorteio do Kit MOCOCA? Um kit que vale muito a pena.
    Vocêm também merece muito o selinho. Aqui tem muitas coisas deliciosas e cheias de capricho.
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Esta saladinha està muito bem composta, gostei!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas!
    Obrigada pelos comentários!!!
    Ah! Quanto ao sorteio,já fui lá no blog e estou participando!!! Um beijão para vocês, Fabiola e Beth!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, passando para conhecer o blog, amei,e essa receita maravilhosa vou fazer com certeza.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer para a ceia de reveillon 😋

    ResponderExcluir