segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carolinas ao perfume de laranja


Olá amigos!!! Essa semana resolvi compartilhar esses docinhos que ficaram deliciosos. São Carolinas recheadas com creme de confeiteiro e cointreau e cobertas com ganache de chocolate e água de flor de laranjeira. São sabores e aromas diferentes, porém o casamento ficou perfeito. Um docinho leve e muito saboroso, vale a pena experimentar!!! Perfeito para ser acompanhado por um cafézinho ou um chá preto.


Essa receita é resultado do improviso, pois eu tinha feito creme de confeiteiro com o objetivo de fazer outra sobremesa que acabou não saindo, então tive que inventar outra coisa para aproveitar o creme.Enfim, sem deixar a história muito longa, foi um improviso que deu super certo, muito melhor que a receita que eu pretendia executar!!!
Para aqueles que acompanham o blog, verão que não há quase novidade na receita pois tanto a massa, quanto o recheio já foram apresentados por aqui em uma outra receita muito linda e deliciosa: a rosca de frutas vermelhas. A grande diferença é o formato que agora utilizo as bolinhas (carolinas) e a água de flor de laranjeira na ganache. Apesar de não ser assim uma novidade é uma outra opção para os mesmos ingredientes com um resultado bem diferente. Diferente, porém não menos delicioso!!!
Bom vou ficando por aqui!
Uma ótima semana a todos!!!

 


Carolinas ao perfume de laranja

Ingredientes:

Massa carolina (pâte à choux):
1/2 xícara (chá) de leite
50 g de manteiga sem sal
1 pitada de sal
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
gotas de essência de baunilha
2 - 3 ovos

Creme de confeiteiro:
400 ml de leite
1 vagem de baunilha ou 1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo
3 gemas
100 g de açúcar
20 g de farinha de trigo
20 g de maisena
2 colheres (sopa) de cointreau

Ganache de chocolate:
200 g de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite
1/2 colher (chá) de água de flor de laranjeira (quantidade aproximada)

Preparo:

Massa Carolina (pâte à choux):
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Leve uma panela com o leite e a manteiga ao fogo. Quando ferver abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo toda de uma vez e mexa formando uma massa. Cozinhe em fogo baixo mais um pouquinho.
Leve essa massa à batedeira (utilize o batedor tipo "raquete") e adicione o açúcar e a baunilha. Bata um pouco para esfriar a massa. Vá acrescentando os ovos um a um e batendo bem no intervalo entra cada ovo. Transfira a massa para um saco de confeitar.
Em uma assadeira forrada com papel manteiga vá pingado a massa formando bolinhas. Leve a massa ao forno à 200º C por 10 -15 minutos (para que a massa cresça). Baixe para 180ºC e deixe por mais 10 minutos, até que esteja bem assada. Retire do forno. Deixe esfriar.

Creme de confeiteiro:
Em uma panela, aqueça o leite com a vagem de baunilha até ferver.Desligue o fogo, retire a vagem de baunilha e reserve.
Em outra tigela bata o ovo, as gemas e o açúcar até branqueá-los. Acrescente a farinha e a maisena e continue batendo até integrá-los. A seguir, despeje 1/3 do leite sobre a preparação de gemas. Mexa bem e passe tudo para a panela que contém o restante do leite.
Em fogo baixo e sem parar de mexer aqueça o creme até ferver. Em determinado momento, a espuma que havia se formado desaparecerá e o creme engrossará rapidamente. Continue batendo enquanto cozinha por mais alguns minutos, pois o creme deve adquirir uma consistência bem espessa.
Retire do fogo e passe para um recipiente não metálico. Cubra a superfície com filme plástico em contato direto com o creme para evitar que se forme uma crosta. Deixe esfriar e depois conserve na geladeira até o momento de usar. Antes de utilizar o creme bata bem com um fuet para amaciá-lo.
Adicione o cointreau e misture bem. Coloque o creme em um saco de confeitar com um bico fino e recheie as carolinas fazendo um furo com o próprio bico do saco de confeitar. Depois de rechear todas as carolinas é só cobrí-las com a ganache.

Ganache de chocolate:
Em uma panela leve o creme de leite ao fogo até que aqueça. Não precisa ferver, só aquecer o suficiente para derreter o chocolate. Retire do fogo e adicione o chocolate, mexendo até formar um creme. Adicione a água de flor de laranjeira aos poucos e experimentando, se achar necessário adicione mais um pouquinho. Preste bem atenção à quantidade de água de flor de laranjeira, pois um pouco a mais que o necessário pode comprometer toda a receita.  

6 comentários:

  1. ui..ui..ui.... uma verdadeira tentação amiga que delicia, ficaram 5* parabens

    ResponderExcluir
  2. Eu estava mesmo atrás de uma receita dessa! Anotadissima!

    Ótimo fim de semana!
    http://cozinhadaleca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. eu não tenho agua de flor de laranjeira, mas mesmo sem essa iguaria, ficou muito bom!! usei raspinhas de laranja !!!
    beijooooooo

    ResponderExcluir
  4. A massa não teria que ficar meio "oca"? A minha ficou parecendo um pão de queijo. Não saiu legal.

    ResponderExcluir
  5. Olá Suzan,
    A massa deve ficar oca sim! Para ter êxito nessa receita é necessário seguir com cuidado o passo-a-passo. Dê uma olhada na minha receita de rosca em que utilizo a mesma massa, lá tem um link de um vídeo onde se faz essa massa.
    Bjs........

    ResponderExcluir
  6. ola, adorei esta receita. obrigada

    ResponderExcluir