sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Muffins de cream cheese


Olá!!! Quase que não consegui aparecer por aqui essa semana... quase! Muita correria e coisas a fazer, mas mesmo em meio a tantas coisas ocupando meu dia e minha mente consegui parar e inventar essa delícia de bolinho salgado. Um muffin muito fofinho, mesmo depois de um ou dois dias (foi só o tempo que durou). A fofura se deve ao cream cheese e o sabor fica ainda mais especial devido às sementes de girassol e às azeitonas. Ficou delicioso, bem equilibrado e suave. Perfeito para acompanhar um cappuccino... principalmente agora que a chuva chegou!!! 
Bom, é isso aí! Deixo vocês com essa sugestão deliciosa e muito fácil de fazer. Um ótimo final de semana a todos!!!



Muffins de cream cheese


Ingredientes:

Líquidos:
150 g de cream cheese
3 ovos
½ xícara de leite
1 colher de chá rasa de mostarda

100g de manteiga derretida (utilizada no final)

Secos:
2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
½ colher de sopa de sal
100 g de queijo provolone ralado
3 colheres de sopa de azeitonas picadas
2 colheres de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de gergelim
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:

Bata os ovos com o cream cheese utilizando um fuet. Acrescente a mostarda e o leite. Misture bem e reserve.
Misture todos os ingredientes secos, faça uma cova no meio e despeje os ingredientes líquidos que foram misturados. Adicione em seguida a manteiga derretida e misture tudo. Não mexa demais, só o suficiente para integrar todos os ingredientes. Coloque colheradas da massa em forminhas para muffins acomodadas sobre um tabuleiro. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por +/- 30 minutos ou até que comece a dourar a superfície e enfiando um palito esse saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

9 comentários:

  1. Fiz apenas uma vez muffins salgados. Achei meio estranho no começo, acho que pq não estava acostumado, mas me rendi pelo sabor. Tão tão gostosinho :)

    ResponderExcluir
  2. Daniele, estes muffins dam cabo de mim amiga, é que para além de lindos me parecem muito fofinhos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Dani, quantas coisas gostosas! Esse muffin salgado é uma excelente saída para aquele lanchinho da tarde. E sobre o hamburguer vegetariano, eu gostei muito da receita também. Olha fica bem nutritivo e sustenta! Como eu comentei, se não colocar a gema de ovo como liga, pode-se comer como um patê.Tá chovendo muito em Joinville?
    Beijocas mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas, Erica e Beth, muito obrigada pela visita e comentários. Os mauffins são realmente bem gostosos e fofinhos. Um beijo grande no coração de vocês!

    D Augusto, sabe que antes de fazer meu primeiro muffin salgado eu tinha uma certa aversão a essa ideia, achava que não ficariam bons, mas como você já pode comprovar eles são muito gostosos e uma excelente altenativa salgada para um chá. Que bom que, assim como eu, você também se rendeu a eles!!! Um beijão!

    Fabíola, que bom tê-la por aqui, afinal você é mais do que de casa, é uma parceira muito querida!!! Sobre a chuva, aqui não tem chovido muito nesse tempo,na verdade tem feito muito calor. Foi por isso que comentei sobre a chuva que naqueles dias veio para amenizar um pouco a temperatura. Uma chuva muito bem vinda!!!! Um beijão minha amiga!

    ResponderExcluir
  6. Eu testei a receita, ficou meia delícia...meia porque foi o que eu consegui tirar das forminhas!! hehehe
    deixei esfriar no forno e o papel das forminhas grudou no "bolinho", fora isso, ficou MUITO BOM !!! vai para o meu caderninho de receitas!!!
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Daniele achei a receita interessante mas ficou uma dúvida, você comenta no modo de fazer que acrescenta a manteiga derretida. Qual a quantidade de manteiga? A manteiga não consta da lista dos ingredientes... Grata pelo esclarecimento, Margarida

    ResponderExcluir
  8. Olá Margarida,
    Obrigada pelo comentário, não havia percebido essa falta, mas a receita já está corrigida, são 100g de manteiga derretida.
    Um abraço.
    Dani

    ResponderExcluir