terça-feira, 27 de março de 2012

Risoto de camarão, alho-poró e laranja


Olá amigos do Diário das Panelas! Na última postagem falei que iria compartilhar uma receita do Chefe William, daquela pasta pessoal que ele me permitiu olhar e escolher as receitas. A grande verdade é que haviam receitas interessantíssimas e era até difícil escolher apenas uma ou duas. Mas o meu critério foi escolher receitas que fossem de fácil execução para que todos pudessem fazer.
Depois de experimentar essa receita com meu marido e minha filha percebi o quão acertada foi a escolha. O risoto é divino, tenho que confessar que ficamos com um gostinho de quero mais. Meu marido já tem me pedido há vários dias para repetir a receita, e vejam que não faz ainda nem uma semana que a testei. Acho que não preciso acrescentar mais nenhum comentário do quão gostoso é esse risoto, não é?
Só me resta agradecer, mais uma vez, ao Chefe William por sua generosidade em compartilhar essa receita conosco!!! E mais uma coisa, fiquem de olho pois ainda tenho mais uma receita do Chefe para compartilhar aqui!
Por último... Depois que experimentei a receita percebi que esse mesmo risoto pode ser feito com salmão ao invés do camarão, e isso é uma boa dica para aqueles que tem alergia a esse fruto do mar. Outra opção é fazer o risoto sem os camarões e utilizá-lo como acompanhamento de um frango assado ou grelhado. Podem ter certeza que de qualquer maneira vai ficar divino!!! O sabor da laranja e do alho-poró é maravilhoso!!!
Agora sim não tenho mais o que dizer!!! Um beijo a todos e uma ótima semana!!!



Risoto de camarão, alho-poró e laranja 
Chefe William Silva, Restaurante Bombordo

Ingredientes (p/ 4 pessoas):

6 xícaras (chá) de água
2 cubos de caldo de legumes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de gengibre picado
400 g de camarão limpo
4 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de cebola picada
1/2 xícara (chá) de alho-poró fatiado
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1/2 xícara (chá) de laranja
raspas de 1 laranja
pimenta do reino a gosto

Preparo:
Prepare o caldo: Em uma panela leve a água com os dois cubos de caldo ao fogo alto. Quando ferver abaixe o fogo e tampe a panela.
Em uma frigideira, de preferência antiaderente, aqueça o azeite em fogo médio. Junte o gengibre e refogue por dois minutos. acrescente os camarões e mexa delicadamente por 4 minutos, até que estejam rosados. Desligue o fogo e transfira os camarões para um prato.
Numa panela grande o suficiente para fazer o risoto, coloque metade da manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola, o alho-poró e misture bem com uma colher de pau, até que fique transparente, cuidado para não queimar.
Aumente o fogo e acrescente o arroz à panela e misture bem por dois minutos.Isso serve para formar uma película de gordura nos grãos de arroz. Junte o vinho e misture bem até evaporar. Quando secar, junte o suco de laranja e misture bem.
Mantenha a panela com o caldo em fogo bem baixo e a do risoto em fogo alto. Acrescente o caldo aos poucos, de concha em concha, mexendo bem entre cada adição com a colher de pau. Ou seja, coloque uma concha e misture bem até secar, junte mais uma concha de caldo e repita o procedimento por cerca de 15 minutos.
Verifique o ponto: o risoto deve estar úmido, cremoso e o arroz al dente, ou seja, durinho por dentro. Porém, se ainda estiver muito cru, acrescente mais uma concha de caldo. Na última adição não deixe o arroz secar completamente, pois o resultado será um risoto ressecado no prato.
Junte os camarões refogados e as raspas de laranja e misture bem. Desligue o fogo, junte a manteiga e misture delicadamente. Sirva em seguida. 

2 comentários:

  1. Hummm! Não é à toa que seu marido pede para que você faça novamente, tenho certeza que é delicioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Mas tá muito chique, hein?
    estou super curiosa em conhecer esse restaurante.....
    e depois dou uma passadinha ai pra provar outras delícias!!
    saudades muitas!!!
    beijão

    ResponderExcluir