sexta-feira, 11 de maio de 2012

Crumble... me rendo a você!!!


Há algum tempo atrás eu estava lendo o blog da Patrícia Scarpin onde ela comentava da sua paixão por crumble. Ela dizia assim: "Comi o meu primeiro crumble aos vinte e muitos e preparei um em casa pela primeira vez aos trinta e poucos e ainda assim sinto que a sobremesa poderia ter se tornado uma favorita da infância se tivesse sido apresentada a ela mais cedo na vida...".
Confesso que esse texto mexeu comigo... Afinal, que coisa tão boa poderia ser essa?! A cara dessa sobremesa nem é tão tentadora assim e, convenhamos, parece uma cuca que esqueceram de fazer a massa... Ao menos era o que me parecia. Já havia visto inúmeras vezes receitas desse tipo e nunca me apeteceu. Até que li essa declaração de amor e resolvi que não poderia permanecer alheia à essa sobremesa, pelo menos deveria experimentar, para então ter alguma opinião...
Assim como na experiência da pannacotta, me rendi a essa sobremesa... É exatamente como a Patrícia descreve. Enquanto eu comia ia me lembrando dos comentários dela.
Fiz uma receita de maçã e amei tanto que resolvi inventar mais uma (essa da foto). Da primeira que fiz não tirei foto, uma pena, pois era perfeita. (Mas vou colocar a receita aqui, pois vale muito, muito à pena).
Depois disso fiquei a pensar: “... por que eu tenho que ser tão cabeça dura? Por que depois de tantos anos ainda olho para determinadas receitas e torço o nariz como uma criança pequena?..."
Mas enfim, não torçam o nariz como eu!!! Sejam corajosos com o desconhecido... sempre há a possibilidade de sermos surpreendidos com algo delicioso. Mais uma vez posso dizer que fui surpreendida positivamente e meu coração se alegrou.
É isso, um ótimo final de semana a todos!!!


Crumble de banana e damasco

Ingredientes:
Farofa:
230 g de farinha de trigo
115 g de manteiga sem sal
90 g de açúcar (coloquei metade de açúcar mascavo e a outra metade de açúcar normal)
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto
Cravo em pó a gosto
Açúcar de baunilha a gosto
Castanha do Pará
Frutas:
8 bananas maduras
10 damascos secos
Suco de 2 tangerinas
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Preparo:
Colocar os ingredientes da farofa (menos a castanha) no processador de alimentos e processar até homogeneizar, formando uma mistura parecida com areia úmida. Reserve.
Descasque e corte as bananas em rodelas. Sobre elas adicione o suco da tangerina. Pique os damascos e adicione às bananas. Misture tudo e acrescente a farinha de trigo. Misture mais uma vez.
Transfira as frutas para os ramequins levemente untados com manteiga ou para uma assadeira grande levemente untada. Distribua uma camada generosa da farofa sobre eles. Salpique as castanhas do Pará cortadas em lâminas. Leve ao forno pré-aquecido 200ºC por 30 minutos, ou até cozinhar as frutas e dourar a farofa. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva morno.


Crumble de maçãs, cerejas e mirtilos
Não tem a foto, mas é o meu preferido!!!!

Ingredientes:
Farofa:
230 g de farinha de trigo
115 g de manteiga sem sal
90 g de açúcar (coloquei metade de açúcar mascavo e a outra metade de açúcar normal)
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto
Cravo da índia em pó a gosto
Açúcar de baunilha a gosto
Frutas:
4 maçãs
1 xícara (chá) de cerejas frescas ou congeladas
100 g de mirtilos frescos ou congelados
Suco de 1/2 limão
4 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo

Preparo:
Colocar os ingredientes da farofa no processador de alimentos e processar até homogeneizar, formando uma mistura parecida com areia úmida. Reserve.
Descasque e corte as maçãs em cubos. Sobre elas adicione o suco de limão. Pique as cerejas em quatro e retire as sementes. Misture todos os ingredientes.
Transfira as frutas para os ramequins levemente untados com manteiga ou para uma assadeira grande levemente untada. Distribua uma camada generosa da farofa sobre eles. Leve ao forno pré-aquecido 200ºC por 30 minutos, ou até cozinhar as frutas e dourar a farofa. As frutas formarão um caldo que irá borbulhar. Quando isso acontecer e a farofa estiver douradinha, o crumble estará pronto. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva morno.
Pode ser acompanhado de sorvete ou creme de leite. Mas sem nada já é delicioso!!!

5 comentários:

  1. Ficou perfeito amiga, gostei!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro desse texto tb Daniele. Crumble parece ser uma daquelas sobremesas simples e que encantam. Vou me aventurar um dia em fazer um, os seus me deram água na boca rsrs
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Vejo muito receitas de crumble pelos blogs, e também ainda não provei, mas pelo visto estou perdendo um doce delicioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. sei naõ.... ainda não foi suficiente....ainda não me convenci heheehehe
    Na verdade já comi algumas vezes, gostei, mas não me apaixonei!!! talvez porque nas receitas que provei ia muito mais açúcar e ficava meio enjoativo....
    beijo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. eu me apaixonei pelo crumble!!! muito bom!!!! fiz a farofinha á mão, o de banana com damasco hummmmmmm
    é a minha sobremesa preferida agora!!!
    o que eu tinha comido antes não era, nem de longe um crumble!!! é muito bom!!!

    ResponderExcluir