segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Muffins de framboesa


Olá queridos leitores!
Essa semana resolvi compartilhar essa receita deliciosa que fiz no final do ano passado. Não sei se ainda é possível encontrar framboesas frescas, mas se encontrarem não pensem duas vezes, são os melhores muffins que já comi!!!
A receita eu tirei do livro do Chefe Australiano Curtis Stone e fiquei apaixonada. O único problema, na minha opinião, é que só rendem 9 unidades. Ou seja, fica difícil compartilhar com muitas pessoas. Porque vocês podem estar certos que comer apenas 1 bolinho é um desafio... e cá entre nos, é também uma maldade!!!
O que mais me impressionou foi o sabor da framboesa. Tem muita gente que não acha muita graça nessa frutinha (não é o meu caso). E eu até entendo, pois não é uma fruta com muito sabor quando degustada in natura. Porém, o que a maioria não sabe é o sabor extraordinário dessa frutinha depois de cozida. Não é por menos que a geleia de framboesa é tão gostosa! 
Bom meus queridos, é isso! Se encontrarem framboesas frescas não percam a oportunidade... e se não encontrarem guardem essa receita até que tenham a oportunidade de fazer esses bolinhos!
Uma ótima semana a todos!!!


Muffins de framboesa (Curtis Stone)

Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de amêndoa
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
1/3 de xícara de farinha de trigo peneirada
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal derretida
5 claras grandes
1 e 1/2 xícara (chá) de framboesa fresca

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 °C. Unte 9 forminhas para muffins com manteiga. 
Em uma tigela misture bem a farinha de amêndoa, o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo e o sal. Em seguida despeje a manteiga derretida e misture novamente.
Em outra tigela bata as claras em neve até formar picos macios. Usando uma espátula misture delicadamente  as claras batidas aos ingredientes previamente misturados. Em seguida, mistura também, delicadamente, as framboesas. 
Distribua a massa nas formas untadas e leve para assar por 30 minutos ou até que os muffins estejam levemente dourados. Deixe esfriar na forma por 5 minutos. Então, com cuidado, retire os muffins das formas e deixe-os esfriar sobre uma grade.
Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre os muffins frios e sirva.

Obs: Eu não tinha farinha de amêndoas, então coloquei no processador de alimentos as amêndoas sem pele e levemente torradas (só para eliminar um pouco a umidade) e bati até formar a farinha. 

2 comentários:

  1. Olá, descobri seu blog a pouco tempo e estou amando. Muito legal vc compartilhar seu talento conosco. Já separei algumas receitas e vou fazê-las para meu marido, ele vai adorar com certeza. Aqui onde moro(Lagoa Santa/MG) não vou encontrar framboesas frescas nem congeladas, caso encontre em BH vou fazer esses muffins. Deu água na boca só de ver a fotinho. Bjo pra vc e que Jesus abençoe mais ainda sua vida:)

    ResponderExcluir
  2. A propósito, eu ia comentar esse post e esqueci. Eu quero esse bolinho, fofinho, gorduchinho e com pintinhas rosas! Imagina com um cafezinho preto bem amargo?! hmmm...

    ResponderExcluir