segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Quindão... para começar muito bem!!!


Olá fiéis e queridos amigos do Diário das Panelas!!!
Finalmente estou de volta e animada para retomar as atividades do blog!!! E por estar animada não queria começar de qualquer jeito... Então escolhi esse quindão fantástico para ser a primeira postagem desse ano. Esse quindão vale ouro!!!
Para fazer essa delícia usei como base a receita do "Quindão da Benê" . Fiz algumas alterações na receita, diminuí a quantidade de açúcar e também utilizei coco ralado de pacote... Tá nem vai torcendo o nariz... não vou nem discutir se prefiro o coco fresco ou o seco... é perda de tempo... afinal, o coco fresco é muito mais interessante!!!
Mas... e quando bate a preguiça, ou quando não encontramos o bendito coco fresco? Aí temos que nos virar, ou não?
Vou confessar que não foi por não encontrar o coco e sim por muita preguiça que decidi usar o coco ralado de pacote. Porém, também já vou antecipando que utilizei um artifício bem interessante e que deu muito certo!!!
Vamos concordar... as fotos falam por si mesmas. Basta olhar para elas que já dá água na boca...


Vão por mim... com ou sem preguiça, nem pensem duas vezes... façam essa receita, é divina!!!
Bom meus queridos, chega de conversa e vamos para a receita!!!
Um grande abraço a todos e até a próxima!!!




Quindão Maravilhoso


Ingredientes:
350 g de açúcar
100 g de coco ralado (de pacote, sem açúcar)
100 ml de leite de coco
15 gemas peneiradas
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Hidrate o coco ralado no leite de coco e deixe descansar um pouco. Enquanto isso coloque em uma tigela as 15 gemas peneiradas e adicione o açúcar. Misture com uma espátula.  Adicione a manteiga e misture novamente até incorporar. Por último adicione o coco hidratado e misture novamente.
Transfira a massa para uma forma (de furo) untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Cubra com papel alumínio e asse em banho maria.

Atenção: o banho maria para o quindão deve ser iniciado já com água quente!!!

Asse por 20 minutos e depois desse tempo retire o papel alumínio e asse por mais 40 minutos.  Para saber se está assado é só enfiar um palito. Se sair úmido mas sem pedacinhos está pronto.
Retire do forno e deixe esfriar. Leve à geladeira e deixe descansar por um tempo (deixei de um dia para o outro). Para desenformar, passe a ponta de uma faca nas bordas do quindão  (em todo o contorno e no centro também). Para desenformar, mergulhe a forma em água quente (assim amolece a manteiga e o açúcar), seque e vire sobre um prato. Pronto, agora é só ser feliz!!!

OBS: Na receita da Benê não precisa deixar na geladeira de um dia para o outro, mas é um capricho meu e acho que vale a pena!



9 comentários:

  1. Uau...ficou lindo e irresistível!
    A cor ficou maravilhosa!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Ficou fantástico, bem brilhante!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, que bom que você está de volta! Suas receitas são tão deliciosas e com gostinho de quero mais. Que venham as novidades! Quindão lindo... beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do novo layout, parabéns!
    Agora vou aguardar as próximas “iguarias”

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Dani, ficou lindo mesmo o novo layout, muito alegre!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos, muito obrigada pelos comentários. O quindão é realmente tudo o que eu disse na postagem!!! Uma delícia e muito lindo também.

    Meu querido amigo Otacílio, obrigada pela observação quanto ao novo layout do blog. Fico muito feliz por tê-lo como amigo e é muito legal poder compartilhar as coisas do blog contigo. Um abraço!

    Fabíola querida! Obrigada pelas boas vindas e também por sua companhia sempre presente aqui no blog. É muito bom tê-la aqui!!! Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. vou fazer agorinha mesmo, depois escrevo para dizer se deu certo....
    beijão

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso é pouco!!! ficou lindo como o teu, e muuuuuuuuuuuito bom!!! eu tinha trauma de quindão, nunca tinha acertado, mas hoje...viva, deu certo!!! a receita já está no meu livrinho!!!!
    mas eu não obedeci 100% é que eu andei comendo uns docinhos e o meu filhote piorou, dai to de dieta sem leite, nadica de nada, troquei a manteiga por creme vegetal(becel) e mesmo assim deu certo!
    e também não consegui esperar até o outro dia...levei assar as 19:20, desenformei agorinha a pouco, as 22:50...já estava geladinho...e comi comi comi muuuuuuuuuutio feliz!! muito obrigada pela receita!! beijo

    ResponderExcluir
  9. Que bom ter vc de volta!esse QUINDÃO é maravilhoso Aqui em casa faz. muito sucesso!Parabéns Dani.Saudades,beijo

    ResponderExcluir