terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Batatas Recheadas


Olá amigos!!!!
Que tal uma batata recheada? Finalmente o desejo virou realidade. Sempre que vou ao supermercado e vejo aquelas batatas enormes fico empolgada em compro as maiores para fazê-las recheadas, mas não sei o que acontece que quando vejo as batatas já viraram sopa ou qualquer outra coisa, só não alcançaram o propósito para o qual foram compradas... Mas, finalmente, consegui dar o destino certo às minhas lindas e gigantescas batatas!!!!
O resultado está na foto... e ficou uma delícia!!!!
Para fazê-las me baseei-me no livro Cooking, que é um dos meus livros preferidos. Um dos acréscimos que fiz foi o creme azedo para acompanhar... uhmmm!!!
Então é isso... vejam a receita e mãos a obra!!!! Vai valer a pena!!!
Beijos e uma ótima semana!!!!


Batatas Recheadas
Adaptado do livro Cooking (para 4 porções)

Ingredientes:
4 batatas lavadas e escovadas
200 g de bacon fatiado (utilizei lombo defumado)
1 cebola pequena finamente fatiada (pode usar cebola roxa que é mais suave)
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
1/2 colher (sopa) de manteiga
50 ml de leite
queijo parmesão ralado (aproximadamente 75 g)
sal e pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de salsa picada

Preparo:
Preaqueça o forno a 200°C. Perfure as batatas com um garfo e leve-as ao forno e deixe assar por 45 minutos ou até estarem macias (para mim levou mais tempo). Retire-as do forno e abaixe a temperatura para 180°C.
Enquanto as batatas assam, aqueça uma frigideira e frite as fatias de bacon até ficarem douradas (não necessita acrescentar gordura). Adicione a cebola e refogue por 2 minutos. Reserve.
Retire as batatas do forno e corte 1/3 da batata, horizontalmente. Com uma colher, retire a polpa e coloque-a numa tigela. Reserve as batata ocas, colocando-as em uma assadeira untada.
Esmague a polpa das batatas com um garfo. Junte a manteiga, o leite, o requeijão e misture até obter um purê macio. Adicione o queijo ralado e o bacon com as cebolas. Tempere com sal e pimenta.
Com uma colher devolva a mistura às cascas das batatas e asse-as por 20-25 minutos, ou até o recheio estar bem quente e a superfície dourada. Salpique a salsa e sirva ainda quente.

OBS: Para fazer o creme azedo eu utilizei duas colheres de sopa de nata, suco de limão, sal e a salsinha picada. A quantidade do suco de limão, sal e salsinha vão depender do seu paladar.
Como já tinha salsinha no molho não coloquei sobre as batatas como diz na receita.
Na foto a batata está coberta com o creme azedo e mais uma regadinha de azeite. Coisa de gordo, eu sei, mas valeu a pena!!!!!!

2 comentários:

  1. Fantástica Iguaria !!!
    Que bom receber suas atualizações deste Blog de sucesso.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. ficou ótimo!!! levou 45 min para assar, usei uma forma de pizza, bem baixinha...
    muito bom!!! beijo

    ResponderExcluir