segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Camarão com Catupiry


Olá amigos! 
O calor chegou!!! E calor lembra praia, descanso, praticidade e pratos com frutos do mar...
Essa receita é perfeita para o verão, mas também para qualquer época do ano!!!! É uma delícia e delícias não precisam de ocasião!!! Alguém discorda?!
Mas para o verão é um prato cheio, tanto pelo sabor, quanto pela praticidade da receita. Se fosse resumir, diria que o prato consiste em fazer um molho, adicionar o camarão e o Catupiry...  Há! E O COENTRO (não dá pra esquecer dele!!!)... e levar ao forno. Quer coisa mais simples?
A receita é da minha queridíssima amiga Giselle, de quem no momento estou morrendo de saudades!!!! Não é a primeira receita que aprendi com ela e que compartilho aqui. Acredito que também não será a última... afinal, com cozinheira de mão cheia a gente sempre tem o quê aprender!!!!
Bom, acho que não preciso dizer mais nada!!! 
Um beijão a todos e até a próxima!


CAMARÃO COM CATUPIRY

Ingredientes:
500 g de camarão limpo
4 tomates sem pele (miudamente picados)
2 dentes grandes de alho
1 cebola picada
2 copos de requeijão cremoso Catupiry
salsa picada
coentro picado
queijo muçarela
queijo parmesão ralado
amido de milho (+/- 1 e 1/2 colher de sopa)
sal
azeite

Preparo:
Em uma tigela, tempere os camarões com sal e pimenta. Reserve.
Em uma panela refogue a cebola. Adicione o alho e o tomate picado. Tempere com sal e abaixe o fogo. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo mexendo de vez em quando. 
Quando os tomates estiverem cozidos, esmague-os com auxílio de uma colher e adicione os camarões previamente temperados. Deixe ferver por no máximo 3 minutos. Tire a panela do fogo e adicione o requeijão. Misture bem.
Volte ao fogo e adicione o amido de milho diluído em um pouquinho de água. Deixe cozinhar só até engrossar (mexendo sempre, e devagar, para não grudar no fundo da panela).Desligue o fogo. Adicione o coentro e a salsinha. 
Transfira o molho de camarões para uma travessa refratária. Cubra com queijo muçarela e parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido para gratinar. Sirva em seguida com arroz branco e batata palha.

Obs: 
Observação "da dona da receita": Tem que ser requeijão Catupiry (original), com outro não fica igual!
Mas se quiser, pode tentar fazer com outro e se gostar continue assim!!!! Não gosto dessas restrições, mas há casos em que certos ingredientes fazem muita diferença.

2 comentários:

  1. Hummmmmm!! gostinho de férias mesmo!!! saudades !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes,deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
    E se gostar e desejar comente.
    Que Deus vos abençõe e guarde.
    Abraço.Peregrino E Servo.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir