quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Risoto de salmão


Olá amigos, um feliz 2015 a todos!!!
O ano nem começou mas as surpresas já! No último final de semana, depois de um dia muito intenso, quando minha vontade era só me jogar no sofá e descansar percebi que a porta do congelador tinha ficado aberta e para minha "alegria" quase tudo havia descongelado... Pensa na felicidade da pessoa...
Mas não adiantava ficar lamentando... o que restou fazer foi arregaçar a mangas e trabalhar!
Não tinha ideia do que fazer com as coisas que haviam descongelado, mas tinha que pensar rápido... Nem estaria em casa no dia seguinte para deixar almoço pronto... então resolvi preparar o peixe e a carne para servirem de base em outras receitas. Para o peixe, pensei em assar e desfiar para utilizar em um risoto. Na verdade, eu já tinha vontade de fazer esse risoto fazia tempo, então no final das contas, não foi tão ruim assim ter o peixe descongelado, só me forçou a fazer mais cedo algo que eu já estava com vontade de fazer. 
O risoto é muito gostoso e leva pouquíssimos ingredientes. Outra vantagem é que pode ser feito para aproveitar as sobras de salmão assado ou cozido no papelote. A quantidade de peixe é pouca, mas o resultado é maravilhoso. Vale a pena!!!  
Façam a receita e depois me digam o que acharam!!! Vou ficando por aqui!!!
Beijos e até a próxima!!!


RISOTO DE SALMÃO
(para 2 pessoas comilonas)

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 xícara de vinho branco
1 cubo de caldo de legumes
1 cebolas pequena
1 xícara (chá) de salmão cozido e desfiado*
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cream cheese
50g de queijo parmesão ralado
Salsa picada
sal

Preparo:
Dissolva o cubo de caldo de legumes em 500 ml de água quente. Em uma panela refogue a cebola picada com a manteiga. Em seguida adicione o arroz e refogue. Adicione o vinho branco e mexa constantemente até que comece a secar. Antes de secar todo o vinho adicione 1 concha do caldo de legumes e e continue mexendo. Repita esse processo até que o arroz esteja quase cozido. Quando o arroz estiver quase cozido adicione o salmão desfiado e  continue mexendo. Quando o arroz já estiver no ponto adicione o cream cheese e a salsa picada e misture bem.Desligue o fogo e adicione o queijo ralado. Mexa bem e sirva em seguida.

*Observação:
1) A quantidade de salmão pode variar, se quiserem adicionar mais salmão que o sugerido na receita, isso fará com que o risoto tenha um sabor mais carregado de salmão. Eu prefiro colocar um pouco menos para dar um sabor importante de salmão mas que ainda mantenha a suavidade do risoto.

2) Se não tiver salmão assado que sobrou de outra receita, é só assar uma posta de salmão temperada com limão, sal e pimenta a gosto. Pode-se assar com a pele ou sem em uma forma untada com óleo em forno 180°C. 
Outra forma de assar é no papillote. Para isso coloque o peixe temperado com sal e pimenta em uma folha dupla de papel alumínio untada com óleo. Junte as pontas amassando bem e fechando até formar um pacotinho. Antes de fechar totalmente, adicione um pouquinho de vinho branco (50 ml) pois o peixe precisa de um pouquinho de líquido para formar vapor e ajudar no cozimento dentro do papillote. 

Para quem quiser mais informações sobre como assar no papillote, ou procura por uma boa receita para fazer um pouco a mais e ter sobra para essa receita, deixo o link de uma receita feita pela Rita Lobo e que ajuda a esclarecer o processo de assar no papillote.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/salmao-em-papillote-com-cuscuz-marroquino-e-salada-de-laranja.htm

3 comentários:

  1. Oi, estou adorando o seu blog. Tem muitas receitas deliciosas. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane!
      Fico mito feliz que você tenha gostado do blog! Desejo que você aproveite muitas receitas e que elas proporcionem momentos de alegria e satisfação pra você e para sua família! Um grande beijo! Daniele

      Excluir
  2. Olá! Amei essa receita!
    Sou amante de risoto e esse aqui ficou espetacular!
    Muito obrigada por compartilhar conosco sua receita.

    ResponderExcluir