quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Pepino agridoce em conserva


Olá amigos!
Hoje trago uma receita que tenho feito há pelo menos dois anos. É uma conserva de pepino muito mais interessante que a conserva tradicional  pois tem um sabor agridoce. Esses pepinos rendem sanduíches fantásticos!!! Essa receita é especialmente dedicada àqueles, que assim como eu, amam o picles dos hambúrgueres americanos. Aqui em casa, e entre meus familiares essa conserva fez sucesso!!! 
Como ainda é possível encontrar pepinos para conserva nas verdureiras sugiro que vocês não percam tempo e corram para garantir vidros e mais vidros dessa conserva maravilhosa, que ao longo do ano renderão momentos de pura felicidade!!! Acreditem na "Dona Formiga" fazer estoque de coisas boas nunca é perda de tempo!!! Há como me alegra a alma só de pensar nisso... 
Bom, vou ficando por aqui! Até a próxima!!!


PEPINO AGRIDOCE EM CONSERVA

Ingredientes:

3 Kg de pepino para conserva
1 e 1/2 xícara (chá) de cebola cortada em tiras
2 dentes de alho (dentes grandes)
1/3 de xícara de sal
gelo picado


Para a calda:
2 xícaras (chá) de açúcar ou mel
1 e 1/2 colher (chá) de açafrão (cúrcuma)
1 e 1/2 colher (chá) de sementes de coentro
2 colheres (sopa) de sementes de mostarda
3 xícaras (chá) de vinagre de maçã
3 xícaras de água fervente

Preparo:
Lavar os pepinos, uma a um, com auxílio de uma escova. Cortar os pepinos em rodelas descartando as pontas. 
Colocar os pepinos cortados, os dentes de alho cortados ao meio e a cebola em tiras em uma vasilha grande e cobrir com gelo picado.



Deixar os pepinos no gelo por três horas. Drenar a água e retirar o alho.
Em uma panela grande misturar os ingredientes para a calda e aquecer até começar a ferver. Desligar o fogo e adicionar os pepinos drenados junto com a cebola na calda quente. Mexer um pouco para que todos os pepinos entrem em contato com a calda e ligar novamente o fogo e deixar cozinhar por 5 minutos SEM FERVER.  


Colocar os pepinos ainda quentes nos vidros esterilizados, tomando o cuidado de deixar dois dedos de folga da borda do vidro. 
Esse cuidado é fundamental para que os vidros não estourem no processo seguinte!
Fechar os vidros (sempre utilize tampas novas!!!).
Em uma panela funda, cheia de água coloque os vidros cobrindo-os com pelo menos dois dedos de água e coloque em fogo baixo. Quando começar a levantar as primeiras bolhas (aprox. 80 °C) desligar o fogo. Deixe esfriar um pouco para retirar os vidros da água. Colocar os vidros sobre um pano de pratos sem batê-los e deixar descansar até esfriar bem.

10 comentários: