segunda-feira, 20 de abril de 2015

Abobrinha recheada - Uma delícia para o dia-a-dia


Olá!
Alguns dias atrás eu fiz essa abobrinha recheada, uma receita que faço com muita frequência aqui em casa. Todos gostamos muito desse prato e por isso ele têm presença freqüente em nossa mesa... Mas nessa última vez me perguntei: "afinal, por quê eu nunca havia compartilhado essa receita aqui no blog?"
Fiquei pensando que a razão para nunca ter compatilhado era por que cada vez  eu fazia a receita com alguma modificação, tanto de ingredientes como de temperos...  Mas de um tempo para cá tenho executado essa receita sempre da mesma forma, sempre com os mesmos ingredientes e agora posso dizer que tenho uma receita padrão. Acho que finalmente encontrei a combinação de ingredientes e temperos que mais me agradam!
Como essa receita é muito simples julguei que provavelmente não seria grande coisa para se compartilhar... mas é aí que eu estava enganada, pois ainda que seja simples e que provavelmente muitos já fazem e têm a sua receita favorita de abobrinha recheada, a combinação de ingredientes de cada um é diferente, o que resulta em pratos diferentes, ainda que sejam semelhantes em aparência...
Sempre que sento à mesa, esse prato me remete a um delicioso dia de verão... É um prato leve, refrescante que alegra meu coração!!! É o que eu poderia chamar de "Comfort Food" para mim....
Bom, já falei de mais... melhor do que falar é experimentar, e é isso que eu sugiro a vocês!!!
Beijos e até a próxima!


ABOBRINHA RECHEADA

Ingredientes:
3 abobrinhas de tamanho médio

500 g de carne moída
1 cebola pequena
1 dente de alho amassado
1/2 xícara (chá) azeitona verde sem caroço em rodelas (*opcional)
shoyo
cominho
canela em pó
cravo em pó
salsinha
azeite
sal

farofa temperada suave (comprada pronta)
queijo muçarela
queijo parmesão ralado na hora

Preparo:
Comece preparando a carne moída:
Em um panela quente adicione o azeite e a cebola. Refogue até que a cebola tenha murchado um pouco, em seguida adicione a carne moída e refogue, mexendo sempre. Adicione o alho amassado e continue refogando mais um pouco. Tempere com 1 ou 2 colheres de sopa de shoyo (de acordo com o seu gosto). Mexa um pouco até que esteja incorporado à carne. Em seguida adicione os demais temperos: o cominho, a canela em pó e o cravo em pó. Tenha cuidado com a quantidade pois esses temperos são fortes!
Corrija o sal e adicione um pouquinho de água (aprox. 1/2 xícara) para que a carne cozinhe mais um pouco e absorva bem os temperos. Neste momento pode-se adicionar a azeitona. Quando a carne estiver bem cozida e úmida, adicione a salsinha picada. Misture bem e desligue o fogo. Tampe a panela e reserve.

Em seguida, lave bem as abobrinhas e seque-as. Retire as extremidades e corte a abobrinha no sentido do comprimento. Com o auxílio de uma colher retire, com cuidado, as sementes. Remova toda a polpa onde ficam as sementes, formando uma cavidade que posteriormente será preenchida com o recheio. Molhe as abobrinhas e leve-as ao microondas com a concavidade voltada para cima e cozinhe por 2 minutos. Molhe novamente as abobrinhas e vire-as com a concavidade voltada para baixo e cozinhe por mais 2 minutos.
O tempo no microondas vai depender do tamanho da abobrinha e da potência do forno. Porém o importante é que apesar de cozida a abobrinha ainda esteja firme. Pois, depois de recheada ela ainda vai assar novamente. Se for necessário cozinhe a abobrinha por mais 1 minuto de cada vez até que esteja cozida, mas não mole.



Retire as abobrinhas do microondas e salpique a cavidade com sal. Espalhe com os dedos o sal no interior da cavidade para temperar a abobrinha.
Pré aqueça o forno a 180 °C.
Acomode as metades de abobrinha sobre uma assadeira grande. Preencha a cavidade com a carne moída e pressione bem. Sobre a carne moída coloque uma camada de queijo muçarela (gosto de partir as fatias de queijo e ir adicionando sobre a carne, deixando algumas frestas onde ainda é possível ver a carne). Em seguida, sobre o queijo faça uma camada de farofa temperada e sobre ela mais uma camada de queijo parmesão ralado.



Leve ao forno para assar até que o queijo esteja gratinado. Retire do forno e sirva em seguida com um fio de azeite. Acompanhe a abobrinha com arroz Basmati (essa é a combinação perfeita!!!!) e uma salada de tomate cereja em metades, pepino japonês e cenoura cortados em pequenos bastões. 
Não tem nada igual, delicioso e super saudável!

2 comentários: