segunda-feira, 27 de abril de 2015

Cheesecake de Chocolate


Olá! 
Tava faltando açúcar nesse blog! Mas agora não esta mais... 
Hoje quero compartilhar uma receita muito gostosa de cheesecake de chocolate. Não sou expert nesse assunto, na verdade resolvi começar a estudar e testar receitas de cheesecake para aprender sobre esse universo. Afinal, existem tantos sabores de uma mesma torta, que podemos dizer que é um universo...
O resultado do meu início de aprendizado foi delicioso! Aqui em casa essa torta agradou muito!
Comecei pesquisando receitas, olhei várias e peguei um pouquinho de cada coisa... mais algumas ideias próprias até tomar coragem para fazer à minha maneira. Devo dizer que a minha versão está muito baseada em uma receita apresentada pela Ana Maria em 2012. Enquanto pesquisava, decidi que faria uma cheesecake assada e que seria em banho-maria... quando me deparei com essa receita, vi que era mais ou menos o que eu estava procurando. Comparei com as outras receitas e vi que a maioria dos ingredientes eram os mesmos... A alteração mais audaciosa foi colocar apenas 4 ovos e não acrescentar ainda mais 3 gemas que a receita pedia. A princípio fiquei com receio que não desse certo, mas não tive problemas... 
Alterei mais uma coisa ou outra conforme achei que funcionaria... No final fiquei muito feliz com o resultado, pois era exatamente uma cheesecake macia e saborosa o que eu estava buscando!
Dividi a massa em duas e fiz uma versão de chocolate meio amargo e também uma de chocolate branco. Amei as duas!!! Agora minha busca continua... ainda estou querendo conhecer mais e testar mais sabores... Se der certo, vocês já sabem... novas receitas aparecerão por aqui! Por enquanto, essa já está de bom tamanho para mim... mas sei que os meus olhinhos curiosos não me permitirão parar por aqui! 
Por enquanto é isso... uma etapa deliciosamente conquistada!
Um grande beijo e até a próxima!



CHEESECAKE DE CHOCOLATE
(Rende uma torta p/ forma n° 30 ou duas n°18)

Ingredientes:

Massa:
150 g de biscoito de chocolate
70 g de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de cacau em pó

Recheio:
600 g de cream cheese em temperatura ambiente
200 g de açúcar
4 ovos (claras e gemas separadas - gemas devem estar peneiradas)
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de nata
200 g de chocolate meio amargo derretido

Preparo:
No processador de alimentos processar os biscoitos até virarem uma farinha fina. Adicione o cacau em pó e processe novamente para misturar. Por último adicione a manteiga e processe até virar uma farofa úmida.
Antes de colocar a base na forma, deve-se preparar a forma. A forma deve ser envolvida em sua parte externa por uma camada de filme plástico (PVC) e mais uma camada de papel alumínio. Conforme mostrado nas fotos abaixo. Esse processo é muito importante para que a água do banho-maria não entre em contato com a torta enquanto ela assa.




Coloque a farofa na forma e pressione formando uma base para a torta. Coloque a forma com a base montada dentro de um saco plástico, ou cubra com papel alumínio e leve para o congelador enquanto prepara o recheio. É necessário cobrir a forma para que a base não pegue umidade no congelador.

Para o recheio:
Em uma batedeira, bata o cream cheese e o açúcar até amolecer e formar um creme. Adicione a baunilha e continue batendo. Vá adicionando o amido de milho, as claras e as gemas deixando bater bem entre a adição de cada ingrediente. Adicione o cacau em pó e a nata e continue batendo bem . 
Retire a tigela da batedeira e incorpore o chocolate derretido. Misture com o auxílio de uma espátula.

Retire a forma do congelador e derrame sobre a base o recheio. Coloque a forma da torta dentro de outra maior. Adicione com cuidado a água quente dentro da forma maior e asse em forno pré-aquecido 180 °C por 1h e 30 minutos aproximadamente. Verifique se a torta está firme, porém não demais, levemente firme. Retire do forno e deixe esfriar. 
Leve à geladeira e só desenforme quando estiver bem fria e firme. Melhor se for no dia seguinte.



VERSÃO DE CHOCOLATE BRANCO

Para fazer a versão de chocolate branco é só substituir o chocolate meio amargo por chocolate branco. Subtrair o cacau em pó do recheio e no lugar dele adicionar mais uma colher de sopa de amido de milho. Adicione também raspas de limão Taiti.




Observação:
Se quiser pode servir a cheesecake com uma calda de chocolate. Confesso que até fiz a calda mas não utilizamos pois a cheesecake era boa suficiente sem nenhuma cobertura. Mas deixo isso a critério de cada um.
A calda nada mais é que uma mistura de creme de leite e chocolate, uma ganache só que com mais creme de leite que chocolate. Se quiser, ara deixar mais fluida pode-se adicionar um poquinho de leite ao creme de leite quando for aquecê-lo. Antes de adicionar o chocolate.

1 caixinha de creme de leite
100 g de chocolate 
3 colheres (sopa) de leite (aproximadamente) 

2 comentários:

  1. Não sei qual achei mais bonita, a versão branca ou a preta.
    As duas parecem divinas.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada D Augusto! As duas ficaram muito gostosas mesmo! Um grande abraço!

      Excluir