segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pão de queijo

Gosto muito dessa estação em que estamos, uns dias mais frios, outros nem tanto... Especialmente porque podemos fazer inumeras receitas com a desculpa de afastar o friozinho ou de tornar tudo mais aconchegante... o outono e o inverno pedem isso!!!
Para gerar o pensamento "...como é bom estar em casa..." gosto de fazer uma receita muito gostosa de pão de queijo que sempre dá certo . Foi minha vizinha Ivete que me deu essa receita e eu já passei para o meu caderninho (aquele caderninho onde só colocamos as melhores receitas).
Gosto de fazer esses pãezinhos pois rendem uma boa quantidade e podem ser congelados, o que facilita ainda mais manter esse ar reconfortante em casa!

Pão de queijo

Ingredientes:

500g de polvilho azedo
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
300g queijo colonial
1 copo de requeijão cremoso
sal a gosto ou 100g queijo parmesão ralado

Preparo:

Colocar o polvilho em um recipiente fundo. Aquecer a água e o azeite. Quando estiver bem quente despejarsobre o polvilho para escaldá-lo. Deixar de lado.
Bater no liquidificador os ovos, o leite, o queijo, o requeijão e o sal.
Despejar essa mistura sobre o polvilho escaldado e misturar. Depois de bem misturado moldar bolinhas e levar para assar em forno quente (220ºC) por 10 minutos e em seguida diminuir a temperatura [eu asso durante todo o tempo a 220ºC].
Não precisa untar a forma para assar.

Comentários:
1. Os pãezinhos podem ser congelados ainda crús. Para assar é só retirar do congelador e levar ao forno pré-aquecido.

    2. A massa não fica consistente a ponto de moldar bolinhas com as mãos, por isso utilizo duas colheres para moldar. Obs: a massa não é consistente para moldar com as mãos, porém após moldados com as colheres os pãezinhos não perdem a sua forma.

3 comentários:

  1. Humm!!!! Que delicia !!!! Vou experimentar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniele!
    Vim agradecer o carinho lá na Cozinha Coletiva e visitar teu blog!
    Alias, sucesso com o blog novo!
    Pão de queijo eu nunca fiz! Aqui em casa tem uma mineira que é responsável por fazer pão de queijo!hehehe eu nem me meto!
    O dela não vai requeijão nao... acho q o seu fica mais gostoso..rsrs

    bjo pra vc

    ResponderExcluir
  3. eu provei e aprovei essa receita, o pão de queijo fica molinho por dentro e com a casquinha crocante...muito bom!!!

    ResponderExcluir