domingo, 13 de junho de 2010

Creme de abóbora e especiarias

Gosto muito daquele creme de batatas que já postei anteriormente, mas queria um creme leve e tão saboroso usando abóbora. Então fui para a cozinha e eis que surge meu novo creme de abóbora. Posso dizer que gostei muito e por isso ele está desfilando por aqui!!!
Já tinha feito creme de abóbora anteriormente, mas em geral esses cremes têm um gosto forte de abóbora e eu estava procurando por algo mais suave, um creme mais delicado. O segredo foi misturar batatas e também uma cenoura, tirando assim aquele gosto tão característico. Os temperos também ajudaram e posso dizer que ajudaram bastante!
Só tenho uma ressalva antes de passar a receita: tomem cuidado com a quantidade dos temperos. Esse creme deve ser suave, por isso coloque os temperos aos pouquinhos até sentir que os sabores estão equilibrados. Na receita coloquei as quantidades como sugestão mas é importante ir provando e fazendo os ajustes necessários.


Creme de abóbora e especiarias
Ingredientes:
2 alhos-porós
2 batatas médias
1 cenoura pequena
1 abóbora paulista
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite ou óleo
1 tablete de caldo de legumes
3-4 grãos de pimenta do reino moída na hora
1 colher (sopa) rasa de manjericão desidratado
1 colher (café) de açafrão da terra
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
Sal a gosto
Preparo:
Limpe os alhos porós e corte em rodelas. Descasque e corte em pedaços médios as batatas, a cenoura e a abóbora. Leve uma panela ao fogo com a manteiga e o azeite e deixe derreter. Adicione o alho poró e refogue um pouco. Em seguida entre com as batatas, a cenoura e a abóbora e refogue mais um pouco. Adicione água quente até cobrir o refogado. Acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar. Se for necessário acrescente mais água.
Quando estiver cozido transfira para o liquidificador e bata até obter um creme liso. Volte com o conteúdo do liquidificador para a panela e cozinhe mais um pouco, acrescentando o sal e os temperos.
Se a consistência estiver muito grossa adicione mais um pouco de água quente.
Desligue e deixe descansar um pouquinho antes de servir.

2 comentários:

  1. Dani, estou amando so teu blog! parabéns!!!!!!

    Que virada que vc deu heinm??? Mudança TOTAL!!!

    Desejo muito sucesso pra ti! beijo

    Magda
    magdavns@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani! Quero fazer um pedido: que tal umas receitas pra quem mora sozinho e precisa de comidas práticas e porções menores....Sei que as tuas receitas já são bastante práticas e até estou pensando em testar algumas (que medo).
    Um bjão!

    ResponderExcluir