domingo, 4 de julho de 2010

Assado de legumes


Isso mesmo, assado de legumes!!!! E nem adianta ir torcendo o nariz.... Brincadeira!!!! Mas legumes são fantásticos, sabendo prepará-los e tendo um pouquinho de criatividade dá para criar pratos bem saborosos e também sair daqueles legumes refogados ou legumes na manteiga de todo dia.
Essa receita que quero compartilhar hoje me surpreendeu positivamente. Na verdade é uma receita bem simples de legumes (aqueles que você preferir) cortados em cubos médios, temperados com sal, pimenta, tomilho e azeite e assados no forno. Simples assim!!!
Ah! Não posso deixar de comentar sobre um ingrediente em especial: o salsão, também conhecido como aipo. Nunca havia utilizado salsão em outros pratos que não fossem saladas. Antes de colocá-lo fiquei com receio, mas também muito curiosa em saber qual seria o resultado e foi fantástico, pois quando assado ele fica adocicado, uma delícia!
Antes de passar a receita preciso comentar sobe a foto: como gostei muito dessa receita, em uma semana fiz ela umas três vezes (mas fui variando as combinações), infelizmente só tirei foto na última vez, justamente quando eu tinha colocado milho verde congelado. A receita que passarei a seguir não leva milho. Na verdade vou passar a minha combinação favorita de legumes.
Bom, sem mais conversinhas e vamos para o que importa: a receita!!!!!!


Assado de legumes

Ingredientes:
1 batata grande
2 cenouras pequenas
1/2 brócolis
1/3 de couve-flor
2 talos de salsão
10 vagens
10 ervilhas tortas
1 abobrinha média
1/2 xícara (chá) de ervilha congelada
sal
pimenta do reino moída na hora
azeite
tomilho fresco (em casa utilizei o seco)
Preparo:
Lave e limpe bem os legumes. Corte tudo em cubos médios e coloque em uma assadeira. Tempere com o sal, a pimenta e o tomilho. Misture tudo muito bem. Regar com azeite e misturar novamente (não precisa de muito azeite). Se tiver tomilho fresco coloque alguns raminhos espalhados sobre os legumes. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno em temperatura de 180 ºC por 30 minutos ou até ficarem macios. Para saber se já estão assados espete com um garfo a cenoura ou a batata (pois são os que demoram mais para assar). Os legumes devem estar assados mas firmes (al dente). Retire o papel alumínio e deixe por mais alguns minutos, só para secar um pouquinho. Regue com mais um pouquinho de azeite e sirva em seguida.

Obs: Antes de cortar o salsão, quebre a ponta superior e vá puxando para retirar as fibras.

Um comentário:

  1. eu provei e aprovei!!
    assim...continuam sendo legumes, com gosto de legumes, mas muito bom para acompanhar outros pratos!!!

    ResponderExcluir