domingo, 1 de agosto de 2010

Bolinho de arroz da Vó Dilma

É com muita aleria que hoje dou início a uma série de receitas muito especiais para mim, pois são receitas que fizerem parte da minha infância, adolescência e algumas ainda estão presentes na vida adulta. Posso dizer que fazem parte da minha "identidade gastronômica" e é um prazer dividir isso com vocês. Pra começar não poderia ser outra pessoa, tinha que ser com a minha avó que é um doce de pessoa e uma inspiração para mim. Como breve comentário posso dizer que ela é uma senhorinha que sempre esteve a frente do seu tempo, quando era moça gostava de jogar futebol com as amigas, fez faculdade, foi professora e demorou para casar, ou seja, tudo diferente das demais mocinhas de sua época. E o mais admirável é que mesmo agora aos 87 anos ela conserva a mesma vivacidade apaixonante que sempre teve!



Essa receita eu escolhi porque ela me traz muitas lembranças da minha infância, as féria na granja e o enorme carinho que a minha vózinha sempre teve comigo. Os bolinhos de arroz eram presença garantida no almoço durante todos os dias que passavamos de férias na casa dela e era só o que eu comeria se pudesse, mas como não podia, para mim eles eram o acompanhamento mais perfeito que existia para o feijão e arroz e, é claro, a salada. Outra lembrança que é muito marcante é da minha vó chegando da granja com um prato de bolinhos cobertos por um guardanapo que ela tinha fritado antes de sair para vir para a cidade e que tinha feito especialmente para mim! Não é de encher de beijos uma vózinha tão amada?!!!!




Essa foto foi tirada agora nessas férias de inverno, lá na granja! Outro comentário é sobre a louça da foto dos bolinhos, fiz questão de usar a louça que a minha vó tem desde antes de eu existir (eu acho), pois cresci vendo essa louça na mesa todas as vezes. Hoje, depois de tantos anos ela já está bem desgastada, e já existe outro conjunto em uso, mas queria registrar em minhas memórias. Sou um pouco saudosista, mas estou certa de que qualquer um que tivesse uma infância como eu tive também seria!



Bolinhos de Arroz da Vó Dilma

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz cozido

2 ovos

1 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de fermento em pó

temperinho verde a gosto

2 colheres (sobremesa rasada) de açúcar

1 colher (café) de sal

50 ml cachaça

2 xícaras (chá) de farinha de trigo


Preparo:
Bata levemente os ovos, adicione o leite, o açúcar, o sal e misture. Acrescente o arroz , o temperinho verde e a cachaça, misture. A farinha deve ser adicionada aos poucos até dar o ponto. Tem que ficar firmezinho para não ficar gorduroso. Por fim adicione o fermento e misture. Depois de misturar todos os ingredientes é só tirar colheradas da massa e fritar (utilize uma colher de chá). Mais um detalhe: a gordura não pode estar muito quente na hora de fritar. Conforme for fritando vá colocando os bolinhos já fritos em um prato com papel absorvente e é só servir, delicie-se também!!!!

2 comentários:

  1. Meu Deus!! que saudades mesmo das férias na granja!! os bolinhos são maravilhosos...não sei se por causa da receita ou pelo carinho com que a vó preparava-os para nós!!! quanto a foto, estão uma gracinha...no fundo os típicos quadros da sala de jantar..ou para a vó, da varanda!! heheh
    amo muito as duas!!!

    ResponderExcluir
  2. simplesmente amei essa receita. já tentei fazer bolinho de arroz algumas vezes, mas nunca ficou tão saboroso!
    virei fan!
    beijo grande

    ResponderExcluir