terça-feira, 31 de agosto de 2010

Picadinho ao melaço e farofa de banana


Sabe quando você faz um prato e de tanto que gosta já sai logo falando pra todo mundo sobre a delícia que fez? Então, esse prato foi assim, logo depois de fazer e, claro, "raspar o prato" já queria vir e compartilhar no blog.
A ideia do picadinho e da farofa tirei da revista Menu que assino, a edição é de Abril desse ano e trata sobre picadinho, mas de uma forma sofisticada. São apresentadas cinco composições de picadinho e acompanhamentos, todos muito apetitosos. Como a minha curiosidade e impaciência estavam de mãos dadas nesse fim de semana, escolhi um tipo de picadinho e um acompanhamento que pertencia a outra receita de picadinho: a farofa de banana, na foto estava tão linda que não aguentei e tive que fazer. E como tinha muita batata em casa resolvi acompanhar esses dois pratos com um singelo purê de batatas. Foi perfeito, amei meu almoço!!!
Contudo, executei a receita a minha maneira, com ingredientes que tinha em casa pois não tive tempo para comprar os ingredientes que constavam na receita.
Voltando ao picadinho, só posso dizer que é maravilhoso, mas para quem gosta de um sabor agridoce como é o meu caso. Penso que também pode ser o recheio perfeito para um sanduíche, com um queijinho derretido, hum... melhor nem pensar, quando eu fizer mostro o resultado aqui no blog!!!

Picadinho ao melaço

( eu que criei esse nome para identificar o sabor agridoce e também porque usei coxão mole e não filé mignon, todavia o nome original da receita é Picadinho de filé mignon)

Ingredientes:

500 gr de coxão mole

2 dentes de alho

1/2 cebola média picada

2 colheres de sopa rasas de melaço de cana

2 cubos de caldo de carne

500 ml de água quente

1 colher de sopa de farinha de trigo

azeite

sal

Preparo:

Limpe e corte a carne em cubos pequenos. Em uma panela doure a carne. Se soltar muito líquido, aqueça outra panela e transfira a carne. Reserve o líquido da carne. Acrescente a cebola e deixe refogar. Em seguida acrescente o alho bem picado e refogue mais um pouquinho. Adicione o melaço e mantenha em fogo médio até caramelizar. Junte o caldo de carne (cubos de caldo + água quente) e também o líquido da carne que estava reservado. Deixe cozinhar e reduzir um pouco. Corrija o sal.

Para que o molho fique mais encorpado dissolva a farinha de trigo em um pouco de agua fria e acrescente ao picadinho utilizando um coador para evitar que a farinha que não ficou bem dissolvida caia sobre o molho. Mexa bem e cozinhe por mais uns minutos.

Farofa de banana

Ingredientes:

1/2 cebola picada

1 dente de alho

4 bananas nanicas

1 colher de sopa de manteiga

50 gr de castanha-do-pará

250 gr da farinha de mandioca

salsinha picada

sal

azeite

Preparo:

Corte as bananas em rodelas e doure-as dois dois lados em uma frigideira com manteiga. Reserve. Em outra panela, em fogo médio, doure a cebola e o alho picado. Acrescente a farinha de mandioca e tempere com sal. Adicione as bananas fritas, a castanha-do-pará cortada em lâminas e a salsinha picada. Sirva acompanhando o picadinho.

Um comentário:

  1. Que receita mais estranha!! carne com melado? só perde para o meu file com pasta de amendoim!!! eheheh
    Mas mesmo sendo estranha, fiquei morrendo de vontade...farei amanha para o almoço!!!
    beijo

    ResponderExcluir