segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Risoto de gouda, alho poró e cidra

Na última postagem falei o quanto eu gosto de batatas e como são versáteis, mas existe outro prato que também é extremamente versátil: risoto. A forma de preparar é sempre a mesma, o que mudam são os ingredientes. Quando conheci minha primeira receita de risoto, achava que não poderia existir outro prato que fosse mais perfeito, mas conforme fui conhecendo outras receitas e também criando minhas próprias combinações percebi que o céu é o limite quando se trata de risoto.
A receita de hoje foi uma invenção minha e pelo título da receita pode-se imaginar uma combinação um tanto duvidosa. Posso dizer que não é nada duvidosa, é uma delícia! A cidra deixa um toque ácido no risoto que é perfeitamente equilibrado pelo queijo gouda. Como era uma experiência, nem pensava em tirar fotos, pois não estava preparando para divulgar no blog, como vocês podem ver também nem arrumei um prato bonitinho. Mas como o que realmente importa é o sabor do prato e divulgar a receita, vou usar a única foto que tirei.


Risoto de gouda, alho poró e cidra
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 garrafa de cidra
3 alhos porós
150 gr de queijo gouda cortado em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 tablete de caldo de legumes
sal

Preparo:
Depois de lavar, corte o alho poró em rodelas. Em fogo baixo, refogue o alho poró com uma colher de manteiga. Adicione o arroz e refogue mais um pouco. Sem parar de mexer, acrescente uma xícara de cidra e deixe reduzir um pouco. Aumente o fogo. Adicione o caldo de legumes tendo o cuidado de dissolvê-lo completamente. Mexa sempre e vá adicionando a cidra aos pouco até o arroz ficar cozido. Quando o arroz estiver no ponto ("al dente"), corrija o sal, desligue o fogo e acrescente a manteiga restante. Tampe e deixe descansar por alguns minutos. Adicione o queijo gouda em cubos, misture e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário