terça-feira, 17 de agosto de 2010

Batatas Duchesse


Eu amo batatas, de todas as formas. Particularmente, acho que elas combinam com muitas coisas e são bem versáteis, há muitas formas de prepará-las e por isso estão no topo da minha lista de acompanhamentos. A receita que vou compartilhar hoje tem um visual elegante e acompanha muito bem carnes assadas ou grelhadas. Se chama batatas Duchesse e é uma forma mais interessante de servir um purê de batatas. Parece complicado, mas é muito simples de preparar!
Se comemos primeiro com os olhos, essa é uma boa forma de começar...



Batatas Duchesse

Ingredientes:

1 Kg de batatas cozidas e amassadas em purê
100 gr de manteiga sem sal
1 ovo
4 gemas
sal
pimenta do reino
noz moscada

Preparo:
Misturar as batatas amassadas com a manteiga. Adicionar o ovo e as gemas e misturar muito bem. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Misturar novamente e colocar a preparação dentro de um saco de confeiteiro com bico ondulado (pitanga). Em uma assadeira untada moldar os montinhos de purê. Para moldar vá fazendo uma círculo no sentido anti-horário e subindo. Levar ao forno a 200 ºC até ficar dourada.

Observações:

  1. Antes de levar ao forno pode-se pincelar os montinhos com um ovo batido para que fiquem mais dourados. (Nas que fiz, não pincelei)
  2. Pode-se também dar outros sabores às batatas adicionando temperos ainda na fase de purê, antes de colocar no saco de confeitar (salsinha, manjericão, tomilho... ou qualquer outro de sua preferência).

Um comentário: