sábado, 22 de janeiro de 2011

Empanada de liquidificador



Essa torta é a torta salgada que eu mais gosto. É daquelas que não dá vontade de parar de comer. Com uma massa fofinha e leve... não tem igual!!! A receita eu peguei já faz muito tempo, é do Eduardo Guedes. Na época achei interessante usar guaraná na massa de uma torta salgada. Nunca tinha feito dessa forma, só tinha usado refrigerante na receita de bolos e fiquei curiosa... Ainda bem que fiquei curiosa e testei a receita... pois essa se tornou a minha torta favorita! O recheio não é o mesmo da receita original, fiz do meu jeito. Na verdade cada vez que faço essa torta o recheio é diferente pois tenho um problema: não consigo seguir receitas de comida salgada. Dou uma olhada na receita  e sempre executo à minha maneira, portanto sintam-se livres para fazer o recheio como preferirem! Um beijo a todos!




Empanada de liquidificador

Ingredientes:

Massa:
3/4 xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 1/4 xícara (chá) de guaraná (em temperatura ambiente)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
500 gr de frango cozido e desfiado
1 lata de tomate pelado
1 cebola picada
sal
azeitonas em rodelas
requeijão cremoso (utilizei daqueles de copo com consistência firme)


Preparo:

Recheio:
Prepare primeiro o recheio pois ele precisa esfriar antes de ser colocado sobre a massa. Refogue a cebola com azeite e um pouco de sal. Adicione o frango e deixe refogar mais um pouco. Bata o tomate pelado em um processador ou pique em pedaços pequenos e adicione ao refogado de frango. Deixe secar um pouco e desligue o fogo. Deixe esfriar. Se achar necessário acrescente mais sal e os temperos de sua preferência. 

Massa:
Bater todos os ingredientes líquidos, acrescentar a farinha e bater até formar uma massa consistente e cremosa. Incorporar o fermento com o auxílio de uma espátula. (OBS: para não forçar o liquidificador, transfira a mistura dos líquidos para uma tigela e misture manualmente a farinha e adicione por último o fermento.)
Em uma assadeira, untada e enfarinhada, despeje metade da massa. Coloque o recheio lembrando de deixar uma borda ao redor de toda a assadeira. Sobre o recheio distribua as azeitonas e o requeijão. Utilizei uma colher de café para colocar o requeijão, fui distribuindo colheradinhas por cima de todo o recheio. Cubra com o restante da massa. Salpique queijo parmesão ou gergelim para decorar. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 45 minutos (até estar bem dourado e que espetando um palito na massa ele saia limpo) 

4 comentários:

  1. uma delicia!!! eu não tinha o toamte pelado,(essas indescencias heheh)usei dois tomates em natura polvilhados com meia colher de sopa de farinha ....aprovado!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dúvida, o queijo parmesão ralado é usado na massa ou apenas por cima para polvilhar???

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz e ficou sensacional!!! Estava preocupada com o guaraná na receita, mas acho que deixa a massa mais fofa.

    Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  4. O queijo parmesão vai na massa, dá um sabor valioso!!!
    Bjs...

    ResponderExcluir