segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Farfalle de verão

Calor, calor, calor... Quem aguenta enfrentar o fogão nesses dias demasiadamente quentes? A semana que passou fez muito calor aqui em Joinville... e combinando com a humidade ficou mesmo insuportável! Nesses dias muito quentes costumo fazer uma massa muito leve e rápida de preparar. Apesar de ser prática não deixa de lado o sabor, é uma delícia!!! Aqui em casa nós gostamos muito e com frequência preparamos essa receita.  Deixo como sugestão para enfrentar esse verão que veio com força, ao menos aqui onde moro!
Um beijo a todos e uma boa semana!!!!



Farfalle de verão

Ingredientes:
200 gr de massa tipo farfalle
1 cebola picada
1 xícara de tomate sem semente picado (utilizo sempre o tomate italiano)
1/2 xícara de azeitonas em rodelas
100 gr de presunto picado
manjericão desidratado
queijo parmesão
azeite de oliva
sal

Preparo:
Em uma panela coloque a água ferver, quando estiver fervendo acrescente o sal e coloque a massa para cozinhar. Enquanto a massa cozinha, coloque em uma frigideira o azeite e adicione a cebola picada. Deixe refogar e acrescente o presunto, mexendo sempre. Deixe refogar por mais 1 ou 2 minutos. Adicione a azeitona e o tomate e deixe apenas esquentar para que não amoleça. Tempere com sal e desligue o fogo. Adicione o manjericão desidratado e tampe a frigideira. Escorra a massa e misture aos ingredientes refogados. Sirva em seguida, com queijo parmesão e um fio de azeite.

Observação:
  • A massa que eu utilizei foi o farfale, mas pode ser utilizado o penne, fusilli, conchiglie ou outra massa curta. 
  • O segredo dessa receita é não deixar o tomate refogar muito, ele deve apenas esquentar. Deve ficar com consistência firme. 

2 comentários:

  1. Hum, que delícia e fica perfeita em dias quentes ... aproveitei e coloquei meia cenoura ralada que estava na geladeira. Amei

    ResponderExcluir
  2. Uma delicia vou fazer, o blog mais gostoso que conheci, obrigada por compartir são umas delicias.

    ResponderExcluir