segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cuca... de uva ou doce de leite... você escolhe!!!

  
Essa semana que passou fiz a receita de cuca da minha sogra. Essa receita para mim resulta na melhor cuca do mundo, pois a massa fica macia, com um perfume maravilhoso e um sabor que dispensa comentários... sem falar nas piscinas de doce de leite!!! Essa cuca fresquinha é divina!


A minha sogra foi tão querida ao me dar a receita, pois ela viu o quanto eu tinha gostado da cuca e se ofereceu para fazer outra só para que eu pudesse ver o passo a passo... Ela realmente foi muito generosa!
A receita original é com doce de leite, mas essa semana eu tinha um pouco de uva e estava com saudades de uma cuca de uva. Ficava me lembrando das cucas de uva da minha infância... Como não tinha a receita resolvi esperimentar a receita da minha sogra com uva. Dividi a massa e fiz uma cuca de uva e uma de doce de leite, não sei dizer de qual gostei mais...



Cuca de doce de leite

Ingredientes:
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de óleo
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1/4 colher (chá) de sal = 1 pitada
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
10 gr de fermento biológico seco instantâneo
água morna o quanto baste (usei 1 e 1/4 xícara das de chá)

Recheio:
1 pote de doce de leite
(Variação: uva preta "isabel" o quanto baste)

Farofa:
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar de baunilha
1/2 colher (chá) de canela em pó

Preparo:
Misturar os ingredientes formando uma massa mole (consistência mais firme que bolo e mais mole que a massa de pão). Bater com a mão bastante, quanto mais bater mais macia ficará a cuca. Eu não bati à mão, fiz na batedeira planetária utilizando a pá para massas médias. Depois que a massa estiver bem batida coloque-a em uma forma untada. Adicionar colheradas de doce de leite formando fileiras por toda a massa, para esse trabalho utilize uma colher de café. Deixe crescer. Depois de crescida coloque a farofa e asse em forno 220º - 250ºC por aproximadamente 35 minutos.
Para fazer a farofa é só misturar os ingredientes.

13 comentários:

  1. Daniele, adorei o seu blog, tem coisas deliciosíssimas! Eu queria fazer uma cuca, estava procurando uma receita legal. Acho que encontrei. Eu morei em Joinville um tempinho, mas voltei para SP. Sei de como não se come outra coisa aí do que cuca e calça virada. Uma cuca que eu gostei muito foi uma que eu comi e entre a massa e a farofa tinha um creme de baunília... tentação!!! Achei diferente vc usar na farofa óleo e margarina, pq não só manteiga? Estou curiosa. Dá mais crocância?
    Boa semana e um beijo.
    Fabiola, do briecomgoiabada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabiola! Quando vi minha sogra colocando óleo e margarina também achei diferente. Não diria que a farofa fica mais crocante, percebi que ela fica mais leve, mais saborosa.
    Outra coisa que faz toda a diferença é o açúcar de baunilha e a canela!
    Um beijo pra ti também, e seja muito bem vinda ao blog!

    ResponderExcluir
  3. Daniele,
    adorei esta receita, o resultado não podia ter ficado com melhor aspecto...fantástico!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Muito gostosa essa cuca...me lembra minha terrinha ai no sul,a qual estou longe a algum tempo,mas assim que achei a receita...fui logo fazer,e deu super certo...amei a ideia das uvas,na proxima quem sabe...
    Cheguei ao seu blog atraves do Brie com Goiabada,adorei o que vi por aqui...já estou seguindo...

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    SHaron

    ResponderExcluir
  5. oie quanto tempo eu deixo a massa crescer?

    ResponderExcluir
  6. Oi Karla,
    o tempo de crescimento depende da região onde você mora e da temperatura. O certo é crescer até dobrar de tamanho. Para ajudar no processo deixe a forma em um lugar protegido do vento e coberto com um pano. Não me lembro bem ao certo do tempo que levou para a minha crescer, mas acho que foi mais ou menos 1 hora, ou 1 hora e meia. Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. oi, gostaria de saber se o doce de leite não cola no fundo!
    obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, só hoje ví o comentário!!!
    O doce de leite não cola no fundo pois primeiro se coloca a massa (que é bem consistente), depois distribui-se o doce e então deixa crescer. Dessa maneira o recheio fica no meio como se fossem panelinhas recheadas de doce de leite.
    Um abraço,
    Dani

    ResponderExcluir
  9. Olá Daniele!!! Adorei a receita de cuca com doce de leite... ficou ótima!!!

    ResponderExcluir
  10. Daniele!!Tudo bem?! Me diz uma coisa, todos esses ingredientes vc fez para as duas formas?! ( a de uva e a de doce de leite ) . Ou vc fez uma receita pra cada?!
    Eu acabei de fazer a de uva...mas acho que por eu ter usado fermento biologico fresco embatumou um pouco...foi uma pena quando cortei pq o cheiro estava maravilhoso!! :( Vou repetir a receita usando o fermento que vc falou...foi pq nao o encontrei!
    Beijoss Bruna

    ResponderExcluir
  11. Mto boa, nunca tinha feito cuca, e segui sua receita ficou mto boa, Obrigada bjussssss.

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkk eu me empolguei fazendo a massa e recheando que acabei esquecendo de por a farofa antes de levar ao forno :D só eu mesmo

    ResponderExcluir
  13. gentemmmm acabei de fazer!!!!maraaa do jeitinho da receita ate 1 e 1\4 de agua morna deu certinhoooo

    ResponderExcluir