segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Massa à carbonara especial



Nos últimos dias o blog andou meio abandonado pois eu estava com visitas e não foi possível atualizá-lo como eu gostaria. Porém, a espera por uma nova receita não foi em vão!!! Nesses dias fiz para meus convidados uma massa à carbonara do jeitinho que o meu pai faz e, é claro, todo mundo ama!!! A carbonara tradicional já é maravilhosa por si só... mas a verdade é que sempre pode ser melhor!!! 
Já haviam me pedido para colocar essa receita aqui no blog, então aí está!


Massa à carbonara especial
(2 pessoas)

Ingredientes:
200 gr de massa grano duro tipo espaguetti
50 gr de queijo parmesão ralado
1caixinha de creme de leite
4 linguiças de lombo
50 gr de bacon
2 ovos
sal

Preparo:
Corte o bacon em cubinhos e frite-o em uma frigideira com um pouco de óleo. Tire a pele das linguiças e também as partes grandes de gordura. Em outra frigideira frite a linguiça com um pouco de óleo. Depois de fritar o bacon e a linguiça incline as panelas para escorrer a gordura. Reserve.
Em uma panela com água fervente cozinhe a massa. Enquanto a massa cozinha bata com um garfo os ovos, acrescente um pouco de sal e um pouquinho de creme de leite e bata novamente. Quando a massa estiver cozida escorra a água. Volte rapidamente a massa à panela e adicione os ovos sobre a massa e mexa bem. Esse processo deve ser feito com a massa ainda bem quente para cozinhar os ovos. Adicione o creme de leite, o bacon e a linguiça e o queijo ralado e misture tudo muito bem. Acerte o sal e sirva em seguida.

Observações:
  • Não deixe fritar demais o bacon e a linguiça. Se fritar demais ficará duro e com sabor amargo.
  • Quando acrescentar os ovos deve-se misturar tudo bem depressa para que os ovos se misturem à massa. Caso contrário ficarão pedaços de ovos cozidos.
  • Depois de acrescentar os ovos e misturar bem, se achar que ficou muito seco adicione mais creme de leite. É sempre bom ter uma caixinha a mais de creme de leite.
  • Para misturar a massa com os ovos e também com os demais ingredientes costumo usar dois garfos grandes, pois como a massa é comprida fica mais fácil misturar dessa maneira.
  • Quanto ao queijo acho que fica muito melhor se for ralado na hora.

2 comentários:

  1. Estes pratos de massa deixam-me completamente a "babar" ficou com um aspecto DIVINO!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. o meu ficou um puco amargo acho que errei a mão...

    ResponderExcluir