terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tortinhas de pêra e especiarias



Nesses últimos dias me senti como no filme "Julie e Julia" onde a Julie não consegue acertar a receita e ela fica muito frustrada. O filme segue e ela está recheando um frango que cai no chão e ela chora como uma criança. Não cheguei a chorar, mas é só para ilustrar o tamanho da minha frustração depois de diversas receitas que só deram errado. Achei que não teria nada para postar essa semana... Não sei se é por causa do calor, se as receitas realmente não dão certo ou se o problema é comigo... De qualquer forma, insisti em uma das receitas e aí está essa tortinha muito saborosa.  Na verdade só insisti nessa receita porque o sabor desse recheio de pêra é divino!!! Se não quiserem fazer as tortinha tudo bem, mas façam esse recheio. Pode ser servido junto com um sorvete de creme ou baunilha ou só ele. Olhando a receita não dá para imaginar o sabor desse creme de pêras... sem falar no perfume que  fica na casa!
A receita se parece com a original apenas nos ingredientes pois alterei a forma de preparo. Quando o tempo estiver mais ameno tentarei fazer novamente a receita como diz no livro.


Tortinhas de pêra e especiarias
(Rende 8 tortinhas)

Ingredientes:

Massa:
150 gr de farinha de trigo
50 gr de açúcar confeiteiro
60 gr de manteiga gelada cortada em cubos
água gelada o quanto baste ( aprox. 2 colheres das de sopa)

Recheio:
4 pêras grandes
25 gr de manteiga
100 gr de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de cardamomo moído
Suco de meio limão
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo

Preparo:
Massa:
Coloque a farinha, o açúcar e a manteiga no processador. Utilizando a função pulsar vá misturando os ingredientes até formar uma farofa. Aos poucas vá adicionando a água (1/2 colher (sopa) por vez) até acertar o ponto. Dentro da jarra do processador vai lembrar a consistência de paçoca, mas ao misturar com as mão vai virar uma massa. Não manipule muito a massa e trabalhe apenas com a ponta dos dedos para não esquentar a massa. Modele a massa em forminhas para tortinhas e fure a base com o auxílio de um garfo. Coloque sobre cada tortinha um pedaço de papel alumínio e encha com feijões para que o fundo não levante. Leve ao forno pré-aquecido à 180 ºC por aproximadamente 15 minutos. Após assadas, retire do forno e deixe esfriar.




Recheio: 
Em uma frigideira coloque o açúcar e a manteiga e deixe derreter um pouco. Em seguida adicione as pêras picadas em cubos, o suco de limão, a essência de baunilha, a canela e o cardamomo. Mexa e deixe cozinhar até que as pêras estejam macias (8 - 10 minutos). Desligue o fogo e deixe esfriar. Utilizando um coador  separe o líquido das frutas.
Leve somente o líquido de volta à frigideira e acrescente a farinha. Com o auxílio de um fuê misture bem a farinha com o líquido e leve ao fogo para engrossar. Desligue o fogo e coloque as pêras de volta à frigideira e misture ao caldo engrossado. Deixe esfriar novamente e recheie as tortinhas. 


Observação:
  • Essas tortinhas são de consumo imediato, pois se o recheio ficar por muito tempo em contato com a massa fará com que ela amoleça. Então, se for servir as tortinhas mais tarde guarde o recheio em um pote na geladeira e as massinhas já assadas em um pote bem fechado e só monte as tortinhas na hora de servi-las. Retire o recheio da geladeira uma meia hora antes de montar as tortinhas para que fique em temperatura ambiente. Quando for montá-las misture  um pouco o recheio para que recupere a textura cremosa e recheie as trotinhas.
  • Se for fazer o recheio de pêras para acompanhar o sorvete não será necessário engrossar o caldo com a farinha. É só cozinhar por 8 a 10 minutos, desligar o fogo e deixar esfriar.

2 comentários:

  1. Um "pecado" que se come com os olhos :))
    Ficou com um aspecto fabuloso, PARABÉNS!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. olá... Lindas receitas! todas irresistiveis. Lí seu perfil e logo de cara fiquei fã do blog. Parabéns pela coragem e pelas receitas, Vou testar na certa!!!

    ResponderExcluir