quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cake Pop e o 1º ano do Diário das Panelas!


Ontem o Diário das Panelas completou seu primeiro ano de existência!!! No dia 26 de abril de 2010 fiz a primeira postagem do blog , dando início a uma nova etapa da minha vida. Naquela época estava fazendo o curso de cozinheiro que algum tempo depois parei, pois percebí que o que eu queria era a confeitaria. Fiz então um novo curso e agora estou esperando um pouquinho para fazer um curso maior onde eu possa realmente me aprofundar. Enquanto espero vou me arriscando, conhecendo novos ingredientes, novas receitas... estou aproveitando esse tempo para ter as minhas experiências, sucessos e frustrações. Acho que essas experiências contribuirão muito quando eu começar um novo curso, acho que poderei aproveitar muito mais... O blog tem sido uma ferramenta importante pois me faz manter o compromisso de cozinhar e aprender. Sei que muita coisa aconteceu nesse primeiro ano... mas foi apenas o primeiro! Muitos outros anos virão!!! 


Quero agradecer a todos que tem acompanhado o blog, é uma alegria muito grande ver o rostinho de cada novo seguidor, receber os comentários e o incentivo de vocês!!! Esses docinhos que fiz para comemorar essa data gostaria de compartilhar pessoalmente com cada um de vocês... mas infelizmente não é possível. De qualquer forma, fica aqui o meu agradecimento, profundo e sincero, pela companhia que vocês tem me dado!!! Um grande beijo!!!


Cake Pop

Esse é um docinho muito simples. Consiste na mistura de bolo esfarelado e ganache. Formam-se então bolinhas que são espetadas em um palito e banhadas no chocolate. Simples assim!
A massa do bolo fiz de chocolate, mas poderia ter feito uma massa branca ou de qualquer outro sabor. A ganache fiz com chocolate ao leite mas poderia ter feito com chocolate branco ou amargo. Ainda não testei outras combinações, mas tenho algumas idéias! Espero compartilhá-las em breve aqui no blog.

Ingredientes:
1 receita de bolo
1/2 xícara (chá) de ganache de chocolate ao leite
1/4 colher (chá) de essência de menta
200 g de chocolate meio amargo
confeitos coloridos

Preparo:
No processador coloque o bolo em pedaços e processe até virar uma farinha. Adicione a ganache e a essência de menta e processe novamente até formar uma massa. Retire do processador e molde bolinhas do mesmo tamanho, coloque sobre uma forma forrada com papel manteiga e leve para a geladeira por 30 minutos. Retire da geladeira e com o auxílio de um palito de pirulito fure todas as bolinhas. Derreta o chocolate, faça o processo de temperagem. Mergulhe os palitos de pirulito no chocolate e introduza nos furinhos feitos anteriomente. Leve à geladeira por mais uns minutos, até o chocolate endurecer. Esse processo fará com que as bolinhas fiquem firmes no palito. Retire da geladeira e banhe cada pirulito no chocolate, deixe escorrer o excesso e em seguida mergulhe as bolinhas até a metade nos confeitos coloridos. Coloque os pirulitos em pé sobre uma base de isopor para que o chocolate endureça.


Bolo de chocolate

Ingredientes:
1 ovo
1/2 xícara (chá) de leite
1/4 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó 
1/2 colher (sopa) de fermento químico

Preparo:
Bater no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha e o fermento. Peneirar a farinha em uma tigela e ir acrescentando o conteúdo do liquidificador e misturar. Adicionar o fermento e mexer novamente. Assar em temperatura de 180 ºC até passar no teste do palito.

 
Ganache (essa receita rende aproximadamente 2 xícaras de chá)
 
Ingredientes:
200 gr de chocolate ao leite derretido
1 caixinha de creme de leite
 
Preparo:
Misturar o creme de leite com o chocolate derretido.

5 comentários:

  1. Parabéns! uhu!! Parabéns!! uhu!!
    provei uma boa parte das receitas deste blog, que acompanho com muito carinho...das que testei(90%) todas aprovei!!
    que a cada dia, tenhas mais suceso com tuas aventuras pela cozinha e pela internet!!!
    beijooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Muito, muito obrigada!!!! Um beijão pra ti e parabéns para nós, já que você testou +/- 90% do blog!!!
    Te amo querida!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniele, vim lhe dar meus Parabéns pelo aniversário do seu blog que já sigo e visito sempre que posso, obrigado por tudo o que partilha connosco, tudo de bom e que continues assim,

    beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Paula, fico muito feliz em tê-la aqui!!! Seja sempre bem vinda!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Daniele parabéns pelo aniversário do blog e obrigada por compartilhar tantas delícias!
    Seus cake pops ficaram muito fofos!

    bjs

    ResponderExcluir