terça-feira, 24 de maio de 2011

Massa com pinhão

Essa receita eu fiz pela primeira vez ainda na época da faculdade. Tinha pinhão cozido que havia sobrado da noite anterior e ao fazer o almoço vi que a quantidade de carne era muito pouca. Pensei em utilizar o pinhão para complementar e deu super certo! Meu marido, que na época era meu namorado, gostou muito e essa se tornou a receita de massa preferida dele. É uma receita simples porém muito saborosa! Perfeita para o inverno. Um grande abraço a todos e uma ótima semana!!! 


Massa com pinhão

Ingredientes:
300 g de massa grano duro tipo penne
300 g de carne de gado cortada em cubos pequenos (colchão mole, alcatra, filé mignon,...)
1 lata de tomate pelado
1 cebola média picada
1 dente grande de alho espremido ou picado bem miúdo
200 g de pinhão cozido e descascado
Salsinha e cebolinha picadas
Estragão seco
azeite
sal
queijo parmesão ralado

Preparo:
Coloque uma panela no fogo e deixe esquentar, adicione o azeite e em seguida a carne e refogue. Acrescente a cebola e o estragão e refogue mais um pouco. Adicione o alho e um pouco de sal e refogue mais um pouco. Em seguida acrescente o tomate pelado e se necessário um pouquinho de água. Quando coloco o tomate pelado sempre pico com uma faca (dentro da lata mesmo) para deixar em pedaços menores ou bato mo mini-processador. Acerte o sal e deixe cozinhar mais um pouco com a panela semi tampada. Verifique a acidez do molho e se necessário corrija com um pouquinho de açúcar. Adicione os pinhões cortados ao meio, a salsinha e a cebolinha picada e deixe cozinhar mais um pouquinho. Desligue o fogo e misture o molho à massa já cozida. Sirva regado com um fio de azeite e queijo parmesão ralado na hora.

Observações:
  • As quantidades dos ingredientes podem variar. Pode-se utilizar mais carne e menos pinhão, aumentar a quantidade de pinhão ou de massa. Porém com as quantidades acima pode-se servir quatro pessoas.
  • Pode-se adicionar outros temperos. Já fiz com manjerona fresca, manjericão fresco e também com o desidratado. Esses temperos devem ser adicionados ao final do preparo em substituição à salsinha e à cebolinha. 
  • Há alguns dias fiz essa receita e utilizei molho de tomate ao invés do tomate pelado, o que resultou em um molho muito ácido. Para contornar o problema resolvi adicionar creme de leite (o de lata). Ficou muito, muito bom. Servi com a massa mas poderia ter servido com arroz e batata palha como um estrogonofe, um estrogonofe de pinhão!
  • Uma boa dica é cozinhar uma grande quantidade de pinhões em água e sal e congelá-los descascados e embalados em porções de  aproximadamente 200g. Assim fica mais prático e rápido preparar essa e outras receitas com pinhão.

4 comentários:

  1. Receita deliciosa!
    Gosto muito de pinhão e costumo fazer com carne de panela.
    Adorei esse idéia de fazer com carne e massa!
    Perfeito!
    Bjs
    Ivani

    ResponderExcluir
  2. Sou super fã de massas e esta ficou bem apetitosa! Gosto muito de colocar frutos secos nos pratos, dá-lhes um sabor diferente e delicado, ficou um regalo este prato!
    Beijinhos

    ResponderExcluir