terça-feira, 21 de junho de 2011

Batatas assadas com alho

Tirei essa receita de um dos programas da Nigella. Já faz uns três anos pelo menos, e já fiz muitas vezes. É um excelente acompanhamento para frango assado ou carne assada. Porém não reduziria apenas a isso, pode ser feita como um aperitivo em um churrasco, como acompanhamento para um bom hambúrguer ao invés das tradicionais batatas fritas... A ocasião fica a critério de cada um! E ainda, se não houver ocasião alguma e der vontade de comê-las fique a vontade! Sei que gostarão!!!!
Para aqueles que nunca comeram alho assado só posso dizer que ficarão surpresos... Eu nunca havia comido alho dessa maneira e quando experimentei me surpreendi pois o alho fica bem macio e adocicado, é delicioso.


Batatas assadas com alho

Ingredientes:
1 Kg de batatas cruas com casca cortadas em cubos de +/- 2 cm
Dentes de alho inteiros com casca (1 cabeça de alho)
1/3 de xícara (chá) de azeite de oliva
sal grosso

Preparo:
Dispor as batatas em uma forma de pizza ou alguma outra forma que tenha laterais bem baixas. Acrescentar os dentes de alho, o azeite e o sal e misturar tudo com as mãos. Espalhar as batatas pela assadeira e levar ao formo a 220ºC por 45 minutos. Durante esse tempo abra o forno de vez em quando e mexa as batatas com uma espátula para que não grudem e também para que fiquem douradas em quase todos os lados.


Observações:
  • É importante uma forma com laterais baixas como a forma de pizza, caso contrário as batatas não assarão uniformemente e também levará muito mais tempo. Já fiz dessa forma e não gostei do resultado.
  • Cuidado com a quantidade de sal grosso pois um pouquinho é suficiente, acreditem em mim!!! Para essa quantidade de batatas costumo utilizar aproximadamente 1/2 colher (chá) de sal grosso. Se ainda assim depois de assadas faltar sal pode-se salpicar sal refinado da mesma forma que se faz com as batatas fritas.

6 comentários:

  1. Eu adoro essas batatas, é difícil alguém não gostar.
    Quanto ao alho sempre asso muitos a mais para poder guardar e colocar no molho das saladas! bjs

    ResponderExcluir
  2. muito apetitoso!!! hummmmmm que vontade!!!

    ResponderExcluir
  3. Daniiii, eu volta e meia lembrava dessa receita, vc fez várias vezes pra mim e pro Wagner, ou vc fazia outra parecida??? hehehe. Eu adorava essa, agora com a receita vou tentar fazer por conta lá em casa. Beijos!!!Amanda

    ResponderExcluir
  4. A receita da bem certinho...é uma delicia..comi tudo sozinha, que dizer, o Arnaldo deu uma provada, mas eu gostei tanto que comi tudo...o unico problema é que enquanto assava, ficou um cheiro de alho forte na casa....mas valeu a pena!!!
    beijoooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Pessoal estou escrevendo como anônimo pois o bloguer está com problemas e não estou conseguindo responder aos comentários...

    Amanda! É essa a receita que eu fazia para vocês! Faça mesmo e me conte depois!!!
    Cris! só ficou com cheiro forte de alho porque você assou o alho sem a casca. O Correto é assar o alho com a casca!!! Tente fazer novamente, tenho certeza que não terá mais cheiro!!!

    Um beijão!!!
    Dani!

    ResponderExcluir
  6. Excelente receita! Fiz hoje, fácil, prática e rápida para fazer! Realmente muito boa!
    Sò uma dica: as batatas são cruas (não é mencionado na receita)

    ResponderExcluir