quarta-feira, 29 de junho de 2011

Strudel de maçã... um desejo realizado!



Desde pequena eu namorava um livro da minha mãe onde ensinava a fazer Strudel de maçã. Eu olhava para aquelas fotos do passo-a-passo e morria de vontade de comer aquele "bendito", mas nem me atrevia a tentar fazer pois era pequena e inexperiente na cozinha. Não bastando isso a receita também deixava claro que era de difícil preparo. Mas ainda bem que a vida muda, nós crescemos....e aí está o meu desejo de criança realizado! Eu venci o Strudel!!!!!
Mas falando sobre a receita, posso dizer que é muito gostoso. Para mim ficou perfeito! Uma massa fininha e um recheio doce e úmido. Quanto ao que dizia o livro, não achei difícil o preparo e sim trabalhoso, mas um trabalho que vale a pena. Também devo acrescentar que é demorado, então só faça essa receita quando estiver livre por pelo menos duas horas. 
Enfim, deixo a receita para aqueles de boa vontade e vou saborear minha conquista!
Beijos e boa semana a todos! 


Strudel de maçã

Ingredientes:
270 g de farinha de trigo
1 ovo
100 g de manteiga
1 kg de maçãs
100 g de açúcar
1/2 colher (sopa) de canela em pó
80 g de uvas passa brancas
50 g de amêndoas em lascas
farinha de rosca
açúcar de confeiteiro
sal

Preparo:
Prepare a massa: Derreta a manteiga em banho-maria em fogo baixo. Coloque a farinha sobre a mesa de trabalho formando um monte e faça um buraco no centro. Acrescente o ovo, ligeiramente batido, uma pitada de sal, 80 g de manteiga derretida e 1/2 copo de água morna (Não coloque toda a água de uma vez, pois pode ser necessário uma quantidade menor de água). Misture e sove a massa até que fique com uma consistência elástica. Faça uma bola com ela e envolva em filme plástico. Deixe repousar por pelo menos uma hora.
Coloque as passas para hidratar em água morna e depois de hidratadas passe-as para uma peneira e deixe escorrer toda a água. Enquanto as passas hidratam, descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Em uma tigela misture bem as maçãs, as passas, as amêndoas, o açúcar e a canela. Aqueça o forno a 200ºC e abra a massa.
Abrindo a massa: Abra a massa sobre um pano de pratos enfarinhado formando uma folha bem fina de massa, procure abrir a massa no formato de um retângulo. Pincele a superfície da massa com a manteiga restante (deixe um pouco para a finalização) e salpique sobre ela um pouco de farinha de rosca. Distribua o recheio no centro da massa deixando uma borda de 4 a 5 cm ao redor de toda a massa. Feche o Strudel dobrando as bordas menores primeiro e depois as bordas mais compridas. Utilize o pano para ajudar nesse processo. Transfira o Strudel com a emenda para baixo para uma assadeira forrada com papel manteiga e pincele a superfície com a manteiga restante. Leve ao forno e asse a 200ºC por cerca de 35 minutos (o meu levou mais tempo de forno).
Quando estiver pronto, retire do forno e deixe amornar. Polvilhe açúcar de confeiteiro e canela em pó e sirva.

Observações:
  • Para derreter a manteiga utilizei o microondas na potência 40 por 1 minuto e meio.
  • Só comece a preparar recheio do strudel quando faltar uns vinte minutos do tempo de descanço da massa. Só ligue o forno quando começar a abrir a massa, esse tempo será suficiente para aquecer o forno.

3 comentários:

  1. Jesus!!! corajosa voce hein? estou muito orgulhosa!!! a receita no livro parecia impossivel e interminável!!!!
    vo tentar fazer tambem!!!!
    beijoooooooooooooooooo
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, retiro o que disse. Quero experimentar esta delícia sim! Mas dá pra ser quentinha? Neste frio ela cairia muito bem! Beijos!

    ResponderExcluir