terça-feira, 5 de julho de 2011

Muffins de chester e salame


O frio apareceu com força essa semana e para combatê-lo nada melhor que um bolinho com um café ou chocolate quente. Só que dessa vez o bolinho não é doce e sim salgado!!!! Foi a primeira vez que fiz muffins salgados e amei!!! Tinha receio em fazê-los, pensava que não iria gostar, mas engano meu... Eles são deliciosos, principalmente fresquinhos, recém saídos do forno...
  

Fiz esses com peito de chester, aquele que utilizamos para fazer sanduiches, mas pode ser substituído tranquilamente por presunto ou qualquer outro tipo de frios de sua preferência. Também utilizei pimenta rosa amassada, o que conferiu um sabor diferente, acolhedor. Mas também poderia ter utilizado outros temperos como a mostarda em pó, por exemplo. Falo isso para dar ideias e animá-los a fazer essas delícias com o que tiverem em casa. Tenho certeza que assim o inverno será muito mais acolhedor!!! Vou ficando por aqui, uma ótima semana a todos!


Muffins de Chester e salame

Ingredientes:
2 cebolas finamente picadas
1 colher (chá) de óleo
300 g de farinha com fermento
75 g de farinha de trigo comum
1 colher (chá) de sal
100 g de peito de chester picado
60 g de salame picado
100 g de queijo parmesão ralado grosso
2 colheres (sopa) de azeitonas picadas
2 ovos
300 ml de leite
100 g de manteiga derretida
pimenta rosa (opcional)

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 210ºC. Prepare o tabuleiro para muffins colocando as forminhas de papel ou untando com manteiga derretida.
Refogue a cebola na frigideira com o óleo até que fique macia. Em uma tigela misture as farinhas peneiradas, o sal e a pimenta rosa amassada. Adicione o peito de chester, o salame, o queijo e as azeitonas. Misture tudo e faça uma cova no centro.
Bata os ovos com o leite e despeje sobre a cova feita nos ingredientes secos. Adicione também a manteiga derretida e com uma colher grande misture todos os ingredientes. Não mexa demais, a massa deve ficar com grumos.
Encha as forminhas até 3/4 da capacidade e leve assar por aproximadamente 20 minutos ou até que introduzindo um palito esse saia limpo. Retire do forno e deixe os muffins descansar por cinco minutos antes de retirar da forma.

Observações:

  • Antes de adicionar a pimenta rosa amasse-a bem com as costas de uma colher ou também pode-se utilizar um pilão para esse serviço. O importante é que ela esteja bem moída para que se misture com mais facilidade à farinha.
  • Também é muito importante ter atenção de não misturar demais a massa, caso contrário os muffins ficarão borrachudos e pesados. Essa dica vale para qualquer tipo de muffin, seja doce ou salgado.

2 comentários:

  1. Adoro muffins e estes ficaram bem saborosos! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Quando a temporada de provas passar vou tentar esta receita. Aliás, quero depois ver vc fazer o creme de confeiteiro, pois PRECISO comer um bolo recheado de morangos, creme e suspiro. O resto eu sei fazer, só me falta o creme. hehe.. Ah, e claro, levo um bom pedaço pra vocês depois. Beijos amiga!

    ResponderExcluir