terça-feira, 26 de julho de 2011

Goiabinhas e biscoitinhos para a hora do chá



Na semana passada fiz estes biscoitinhos de goiabada pois lembrava de uns biscoitos que eu comia na minha infância e estava muito desejosa. Essa receita não é a mesma da minha infância... na verdade continuo em busca daquela receita, uma hora sei que vou achar. Não desisto tão fácil....
Apesar de não serem "aqueles biscoitos", estes também ficaram muito bons e por isso estão desfilando por aqui. Para aqueles que não são muito chegados em goiabada sugiro fazer essa  receita e não colocar a goiabada. Apenas cortar com cortadores de biscoitos e assar. Fiz assim também e ficaram muito bons, suaves e doces na medida certa. Ideais para acompanhar um chá. Minha filhota assina em baixo, ela comeu com vontade os biscoitinhos em formato de bichinhos e estrelinhas...


Na foto só tem as estrelinhas pois os bichinhos terminaram antes de eu conseguir tirar as fotos!!!
Fico por aqui... Beijos e boa semana!!!


Goiabinhas

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
150 g de manteiga sem sal
1/4 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de vinagre
goiabada para corte - quanto baste

Preparo:
Em uma tigela, misture a farinha, o sal e o açúcar. Em seguida adicione a manteiga e amasse bem até obter uma farofa. Faça uma depressão no centro e despeje a água e o vinagre e misture rapidamente até obter uma massa homogênea. Em uma superfície enfarinhada abra a massa com um rolo até obter uma espessura de 4 mm. Corte com um cortador redondo de 5 cm de diâmetro. Disponha uma tira de goiabada no centro de cada disco e feche dobrando as laterais. Pressione para fechar bem. Arrume os biscoitos em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido (180 ºC) por vinte minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Observações:
  • Abra a massa aos poucos. Corte e monte os biscoitos. A massa que sobrou do corte pode ser amassada e cortada novamente. Quando fiz os biscoitos pegava as aparas do corte dos biscoitos e misturava com um pouco da massa que ainda não tinha sido aberta. Assim mantinha a humidade da massa, uma vez que ao abrir a massa com o rolo utiliza-se um pouco de farinha e ela acaba ficando um pouco mais seca.
  • Ao colocar as tiras de goiabada tenha o cuidado de deixar a tira menor que o tamanho do disco de massa. Assim evita-se que a goiabada derreta e escorra na assadeira.
  • Aperte bem ao fechar os biscoitos pois do contrário eles abrirão enquanto assam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário