quarta-feira, 20 de julho de 2011

Antepasto refrescante


No final de semana fizemos um churrasquinho e como acompanhamento resolvi preparar um antepasto para acompanhar o pão torrado no espeto. Tinha um pouco de salada de grão-de-bico que estava destinada a um outro antepasto mas já não dava tempo e tive que improvisar. O resultado foi esse antepasto delicioso e com um toque de frescor. Gostamos muito, principalmente meu marido. Experimentei também com folhas de alface e ficou divino. Então pensei que poderia servir também como um molho encorpado para uma salada de alface, tomates e croutons.
Deixo a critério de cada um como irá saborear esse antepasto, porém sugiro que façam essa receita pois é leve e deliciosa!
Fico por aqui... um grande beijo e até a próxima! 



Antepasto refrescante

Ingredientes:
200 g de grão-de-bico cozido e sem pele (aprox. 2 xícaras)
1 cebola em tiras finas
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de iogurte natural
2 colheres (sopa) de maionese
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de azeitonas verdes picadas
azeite de oliva
vinagre
sal

Preparo:
Coloque a cebola cortada em tiras finas em uma tigela, acrescente água fervente e deixe por dois minutos. Escorra a água quente e em seguida adicione água fria. Deixe por mais dois minutos e escorra a água. Misture a cebola, o grão-de-bico e a salsa. Tempere com o azeite, o sal e o vinagre. Reserve na geladeira por algumas horas.
No liquidificador adicione a mistura de cebola e grão-de-bico e os demais ingredientes, bata tudo formando uma pasta. Acerte o sal e sirva.

3 comentários:

  1. O meu marido vai gostar de certeza, tudo o que leve grão ele adora!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Huumm, adoro grão-de-bico, isto deve ficar muito saboroso!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Dani
    Ai que saudades da calmaria de Joinville e da vegetação apesar do calorão! Espero que não esteja chovendo demais. São Paulo, é claro, não tem nada de calma e muita poluição, está cada vez pior. Enfim...
    Eu fiz este antepasto e amei de paixão, já que adoro grão-de-bico. Acrescentei umas folhinhas de hortelã e foi muito bom! Vou postar no meu blog com todos os créditos e méritos para você. Estou gostando muito das receitas que vc posta, está cada vez melhor e lindas fotos.
    Um beijo grande
    Fabiola
    http://briecomgoiabada.blogspot.com/

    ResponderExcluir