terça-feira, 20 de setembro de 2011

Risoto de churrasco e moranga


Sendo gaúcha não é de se admirar que aqui em casa nós amamos churrasco. E quando se faz churrasco sempre sobra carne, as vezes muita e as vezes um pouco menos. O fato é que sempre sobra! Então o que fazer com essa carne de churrasco que sobrou? Lá na minha casa minha mãe sempre fazia Carreteiro ou Cabo-de-relho. São opções deliciosas e eu também gosto de fazer aqui em casa. Mas dessa fez queria inovar... tinha a lembrança de um risoto de abóbora e carne seca que havia comido há algum tempo e queria algo nessa linha, também tinha na memória o delicioso recheio dos tortéis da minha terra...  Resolvi juntar as duas idéias e fiz esse risoto. Aqui em casa nós gostamos muito!!!
A moranga eu havia comprado um tempo antes e estava congelada. Cortei a moranga em cubos e separei as cascas que também foram cortadas em cubos, porém em cubos miúdos. Cozinhei a polpa no vapor, deixei esfriar e congelei. O mesmo fiz com as cascas. Dessa forma ficou muito prático na hora de fazer o risoto.
Quanto as outras receitas de reaproveitamento de carne de churrasco postarei em outra oportunidade, depois do próximo churrasco!!!!


Risoto de churrasco e moranga
(serve duas pessoas gulosas)


Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 cebola picada
2 dentes de alho
150 g de carne de churrasco em cubos pequenos
1 xícara (chá) de vinho branco
1 xícara (chá) de polpa de moranga cozida
1/2 xícara (chá) de casca da moranga cozida e cortada em cubinhos
50 g de queijo gruyère ralado (pode ser substituído por parmesão)
noz moscada
Salsa picada
1 tablete de caldo de carne
1 litro de água quente
2 colheres (sopa) de manteiga
óleo
sal

Preparo:
Primeiro dissolva o tablete de caldo de carne em 750 ml de água fervendo e reserve.
Numa panela grande aqueça o óleo e 1 colheres de sopa de manteiga. Junte a cebola e a carne de churrasco. Deixe dourar.
Acrescente o arroz, sem lavar, e deixe-o fritar até que fique transparente. Se for necessário adicione um pouco mais de azeite. Adicione o alho picado ou espremido e refogue rapidamente, não deixe dourar. Depois acrescente o vinho, sempre mexendo, e espere que evapore um pouco. Adicione duas conchas do caldo de carne e continue a mexer. Acrescente a polpa da moranga. À medida que o arroz for secando adicione mais caldo, sempre mexendo. Não tampe a panela. Perto do final do cozimento, rale um pouco de noz moscada. Corrija o sal, adicione a casca da moranga cozida e a salsa picada.
No final, não deixe o caldo secar (deixe o arroz ficar molhado), apague o fogo e acrescente o queijo ralado e a manteiga restante. Tampe a panela e deixe descansar por 4-5 minutos. Sirva em seguida.

3 comentários:

  1. Oi Daniele,
    Passei aqui para conhecer seu blog.Gostei muito.Eu também adoro o mundo da gastronomia e a cada dia descubro um pouquinho mais.
    Com certeza aprenderei muito por aqui.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. "foi o vinte de setembro o precursor da liberdade, mostremos valor, constância, nessa ímpia e injusta guerra, sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra"
    Ah, que orgulho da minha gaúcha!!!
    isso mesmo, no vinte de setembro (dia do gaúcho)não se pode comer outra coisa que não churrasco, e a bebida só pode ser o chimarrão!!!!
    Como eu tambem sou gauchinha já já vou testar essa receita heheh
    beijoooooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Lylia! Seja muito bem vida ao Diário das panelas. Espero que você possa mesmo aproveitar as receitas que tenho compartilhado aqui! é uma alegria tê-la conosco!

    Cris! É isso mesmo gauchinha manda vê no chimarrão! Te amo guria!!! Seus comentários sempre animam o dia!!!

    ResponderExcluir