terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Salada Agridoce


Já fazia algum tempo que não aparecia por aqui uma receita de salada. A verdade é que nos últimos tempos tenho andado um pouco preguiçosa para cozinhar. "Mas salada não é cozida!!!!" É verdade, mas também não estava me animando a lavar folhas verdes, só em pensar já perdia a vontade de tudo... "Que feio!!!!" Feio mesmo! Porém, minha indisposição foi abandonada e ontem fiz essa delícia de salada!!! Inspirada em uma que eu havia experimentado há alguns dias.
Achei muito interessante compartilhar aqui pois é uma excelente sugestão de salada para servir nesse período de festas. Ontem fiz como prato único, foi o nosso jantar! Porém, ao comê-la percebi que ela acompanha bem os pratos que são servidos nessa época de natal, como por exemplo, o Chester, pernil, tender.... sem falar em todo o resto. Afinal de contas não conheço outra ocasião em que se utilize tantos pratos com sabor agridoce...
Para aqueles que não quiserem fazer para essa época, guardem a sugestão para fazer em qualquer outro momento, vale a pena!!!
Bom, por enquanto vou ficando por aqui!!! Não sei se apareço com algo novo antes do Natal. Por isso, me despeço com uma alegria e gratidão imensa no coração, pois Jesus, meu Senhor e Salvador, nasceu, viveu, morreu e ressuscitou!!!! E é só por isso que temos redenção e livre acesso à Presença de Deus!!! Que essa mesma alegria esteja em seu coração!!!! Um feliz Natal!!!!!



Salada Agridoce

Ingredientes:
Folhas verdes (alface americana, alface roxa, rúcula, agrião,...)
Abacaxi em calda (+/- 1 fatia por pessoa)
Peito de chester cortado em cubos
Uvas passas pretas
Tomate cereja cortado ao meio
Croûtons (Cubos de pão torrado com azeite ou manteiga)
Queijo parmesão ralado grosso ou em lascas finas

Molho:
1 parte de mostarda
3 partes de maionese
2 partes de  água
3 partes de azeite
2 partes de Ketchup
páprica doce (opcional)
sal

Preparo:

Lave bem as folhas verdes e passe-as pela centrífuga para tirar bem toda a água. Se não tiver a centrífuga, lava a salada com antecedência de deixe sobre uma peneira por algum tempo para escorrer bem a água.
Prepare os croûtons: em uma frigideira coloque o azeite e os pães cortados em cubos. Leve ao fogo e vá mexendo para torrar tudo por igual. Deixe esfriar.
Corte as fatias de abacaxi em cubos pequenos. Da mesma forma, corte também o peito de chester.
Em uma saladeira arrume as folhas verdes. Distribua os tomates cortados ao meio, o peito de chester, o abacaxi e as uvas passas.
Prepare o molho: em uma tigela vá colocando na ordem os ingredientes e vá batendo com o auxílio de um fuêt ou de um garfo. Deve ser bem misturado, de forma vigorosa, para que os ingredientes se combinem e formem um molho encorpado.
Regue  a salada com o molho e só então adicione os croûtons e o queijo parmesão. Sirva em seguida.

Observações bem importantes!!!
  • Tenha cuidado com a quantidade de uvas passas, o excesso deixa a salada muito doce e enjoativa. Portanto utilize em pouca quantidade.
  • Se for servir como uma porção familiar, em conjunto com os demais pratos do jantar, monte a salada sem colocar o molho, que só deve ser adicionado na hora de servir, juntamente com os croûtons e o queijo parmesão. Outra opção é deixar o molho à parte, dando a possibilidade de cada um se servir. Assim a salada se conserva por mais tempo e mantém o sabor e a textura.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Salada executada com sucesso... Excelente receita... Nos foi mto util no Natal dos Corrales... Bjãoooo

    Rafael e Karine

    ResponderExcluir