segunda-feira, 11 de maio de 2015

Risoto da Linguiça Blumenau


Olá! 
Esses dias minha filha tinha que fazer uma tarefa sobre a mamãe para levar à escola. Na tarefa a mamãe devia responder a suas coisas favoritas como comida, cor, diversão,... Nada muito extraordinário... Porém o que me chamou a atenção foi que eu deveria responder qual era a minha comida preferida e antes que eu pudesse pensar minha filha e meu marido já haviam respondido por mim... E qual seria se não Risoto?! Fiquei pensando se eu era tão previsível assim, mas não haviam argumentos... no que diz respeito a comida sou realmente previsível! Gosto mesmo de um bom risoto e aqui em casa ninguém tem dúvida!
Pois bem, então não preciso me desculpar por estar novamente trazendo uma receita de... Risoto... O que tenho a dizer é que esse é o risoto da vez aqui em casa. Aprendi essa receita com a Pri, uma amiga muito querida, e depois que comi na casa dela não parei mais de repetir a receita aqui em casa. Devo confessar que o meu forte não são os embutidos, principalmente linguiças... mas a essa não resisti!!!   
Acredito que em muitos lugares seja difícil encontrar esse tipo de linguiça especificamente, mas se encontrarem outra que seja defumada e bem gostosa, podem substituir sem maiores problemas...
Um grande beijo a todos e até a próxima!!!


RISOTO DE LINGUIÇA BLUMENAU

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 xícara de vinho branco
1 cubo de caldo de legumes
1 cebolas pequena
1 linguiça tipo Blumenau cortada em rodelas
1 colher (sopa) de manteiga
2 tomates italianos sem pele cortados em cubos
50g de queijo parmesão ralado
Salsa picada
sal

Preparo:
Primeiro prepare a linguiça: Tire a pele da linguiça e corte-a em rodelas finas. Em uma frigideira frite a linguiça sem gordura, deixe que a linguiça libere a sua própria gordura. Fite até que ela adquira uma cor mais escura e um pouco dourada. Desligue o fogo e incline a frigideira para que a gordura fique separada da linguiça. Reserve.
Dissolva o cubo de caldo de legumes em 500 ml de água quente. Em uma panela refogue a cebola picada com metade da manteiga. Em seguida adicione o arroz e refogue. Adicione o vinho branco e mexa constantemente até que comece a secar. Antes de secar todo o vinho adicione 1 concha do caldo de legumes e e continue mexendo. Repita esse processo até que o arroz esteja cozido. Quando o arroz estiver cozido adicione a linguiça (sem a gordura) e o tomate picado e misture bem. Se for necessário adicione um pouco mais de caldo. Em seguida adicione o queijo parmesão ralado e a salsa picada. Misture novamente.Corrija o sal se necessário e adicione meia colher de sopa de manteiga e misture bem. Tempe e deixe o risoto descasar por 4-5 minutos e sirva em seguida.

Observação:
Se quiser, pode-se utilizar a gordura da linguiça para refogar a cebola e o arroz do risoto ao invés de utilizar a manteiga nesse processo.


2 comentários: